Por: Tribuna do Paraná

Fotos: Tribuna do Paraná

Por que dia 8 de setembro é feriado em Curitiba? Entenda! 

O feriado municipal de 8 de setembro celebra o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a padroeira de Curitiba. Nessa época os curitibanos aproveitam um feriadão, já que 7 de setembro é o Dia da Independência do Brasil.

Uma curiosidade sobre a data é que ela ‘substitui’ o feriado do aniversário de Curitiba, comemorado em 29 de março. Em 1967, os vereadores definiram que o dia da padroeira fosse guardado como feriado. 

Os primeiros povoadores que se instalaram em Curitiba tinham uma grande devoção por Nossa Senhora da Luz. Uma das famílias, vindas de São Paulo, trouxe uma imagem da santa para a capital.

A Lenda da Fundação de Curitiba conta que a imagem da santa amanhecia virada, todos os dias, para o local onde hoje é a Praça Tiradentes. E foi por isso que os fundadores decidiram se mudar para a região, que virou o marco-zero da cidade.  

Já o ‘Pinhais’ no nome de Nossa Senhora da Luz é uma homenagem para a terra de Curitiba, que tem como uma das principais características o pinhão. 

Em 1995, o papa São João Paulo ll reconheceu a devoção pela santa e, em um decreto, declarou Nossa Senhora da Luz dos Pinhais como a padroeira municipal de Curitiba. 

Nesta sexta-feira (8) a capital paranaense tem uma programação especial para celebrar o dia da padroeira. As atividades começam às 8 horas, com a missa de abertura na Catedral Basílica Menor. 

 Durante o dia também tem a venda do bolo de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. E às 10 horas acontece a missa solene e coroação da santa.

FIM DO CAOS?

Novo viaduto em Curitiba promete acabar com trecho caótico na divisa com a RMC; Edital é lançado!

BR-277, BR-376 e demais rodovias que cortam Curitiba têm trânsito intenso; Siga em tempo real!

VAI PRA ESTRADA?

VEJA TAMBÉM!

Confira todas as notícias de Curitiba e região!

Stories

Top cinco!! Opções de sorveteria para espantar o calor em Curitiba!

MAIS