Por: Tribuna do Paraná
Fotos: Arquivo
330 anos
O primeiro arranha-céu de Curitiba é o edifício Moreira Garcez. Construído entre 1927 e 1959, o prédio já foi considerado o 3º prédio mais alto do Brasil.
Conhecida antigamente como Largo da Matriz, a praça é o marco zero de Curitiba. Em 1880, após a visita do Imperador Pedro II ao Paraná, o Largo passou a se chamar de D. Pedro II. Só depois, recebeu o nome de Praça Tiradentes.
Além de ser o primeiro zoológico da capital paranaense, o Passeio Público foi o primeiro lugar a ter a primeira lâmpada elétrica. Isso aconteceu em 1886.
Conhecida também como Igreja da Ordem, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas a primeira edificação de Curitiba. Construída por imigrantes portugueses, em 1737.
Inaugurada pelo imperador Dom Pedro II, em 1880, a Santa Casa de Curitiba foi considerado por muito tempo o único hospital da cidade.
O Colégio Estadual do Paraná foi criado antes do surgimento do Estado do Paraná. Fundada em 1846 pelo imperador Dom Pedro II, o colégio era chamado inicialmente de “Liceo de Coritiba”.
O primeiro centro de compras da capital foi o Shopping Center Mueller. Inaugurado em 1983, o local anteriormente abrigava uma oficina mecânica e ferraria de Curitiba.