PRA SE ESQUENTAR
Por: Tribuna do Paraná e Bom Gourmet
4 colheres de sopa de óleo de soja; 1 unidade de cebola picada; 2 unidades de dente de alho picadas; 500 gramas de alcatra em tiras; 50 ml de conhaque; 4 colheres de sopa de molho inglês; 2 colheres de sopa de Ketchup; 2 colheres de sopa de mostarda; 250 gramas de molho de tomate; 2 kg de batata; 250 gramas de creme de leite; * a gosto de sal , pimenta do reino e cheiro verde.
Em uma panela média, refogue o alho e a cebola em óleo de soja. Acrescente a carne (já previamente temperada com sal e pimenta) e refogue. Depois, é hora de flambar com o conhaque. Acrescente o ketchup, a mostarda, o molho inglês e o molho de tomate. Mexa bem e deixe cozinhar por 2 minutos. Cozinhe as batatas na panela de pressão em água salgada até que fiquem bem macias. Pegue as batatas, com parte da água do cozimento, e bata no liquidificador até ficar um creme bem liso. Volte o creme para a panela com a carne refogada e mexa bem. Coloque o creme de leite, acerte o sal e a pimenta e finalize com o cheiro verde picado (se desejar). Servir quente!
400 gramas de pinhão cozido e descascado; 1 unidade de cebola média cortada em cubos pequenos; 100 gramas de bacon em cubos pequenos; 100 gramas de linguiça calabresa defumada em cubos pequenos; 200 gramas de músculo em cubos pequenos; 2 litros de caldo de legumes; 20 ml de azeite de oliva; * a gosto de pimenta tabasco; * a gosto de cebolinha.
Separe o pinhão previamente cozido e descascado em duas vasilhas, em quantidades iguais. Leve uma das partes do pinhão (200g) ao liquidificador e bata com uma parte do caldo de legumes. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola, a carne, o bacon e a linguiça calabresa. Após tudo refogado, acrescente o pinhão que foi batido no liquidificador. Acrescente a segunda parte do pinhão cortado em fatias na panela com os outros ingredientes. Caso seja necessário, coloque mais caldo de legumes.
Deixe cozinhar por aproximadamente 30 a 40 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a pimenta tabasco. Corrija o sal, salpique a cebolinha cortada e sirva em seguida.
200 gramas de feijão vermelho; 4 folhas de louro; 50 gramas de alho orgânico; 1 litro de caldo de legumes; * a gosto de sal; 200 gramas de queijo provolone (ou outro queijo defumado); 600 gramas de cebola; 1 litro de óleo.
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro. Cozinhe-o em água com louro, em fogo baixo, até formar um caldo espesso e brilhoso. Lamine a cebola finamente. Aqueça o óleo e frite todas as cebolas até estarem douradas ou escuras, para maior concentração de sabor. Em uma frigideira, doure o alho e bata no liquidificador com um pouco do caldo do feijão. Triture completamente. Aqui, você pode usar somente o caldo do feijão (para bebês ou pessoas sensíveis a grãos) ou bater um pouco dos grãos do feijão com o caldo e fazer uma sopa mais espessa.
Ajuste sabor, sirva no prato e rale em cima o queijo defumado. Por cima salpique a cebola tostada. Acompanha vinagrete de tomates verdes e pimenta.
1 unidade de cebola branca grande 500 ml de caldo de carne 50 gramas de manteiga 4 ou 5 unidades de torrada pequena 1 colher de sopa de farinha de trigo * a gosto de parmesão para gratinar
Em uma frigideira, esquente a manteiga até derreter, mas sem deixar dourar. Adicione a cebola cortada em rodelas e deixe cozinhar. Depois, adicione a farinha e mexa até incorporar e cozinhar. Vá adicionando o caldo aos poucos, sempre mexendo. Deixe reduzir por cerca de 10 minutos. Montagem: Em um prato fundo/bowl que possa ir ao forno, coloque as torradas no fundo, depois adicione a sopa e, então, cubra com queijo parmesão ralado. Leve para gratinar por cerca de 5 minutos. Sirva em seguida.
1 xícara de couve-manteiga cortada finamente; 1 colher de óleo; 1 linguiça calabresa defumada; 4 batatas médias; 5 xícara de água; 1 cebola média.
Corte as batatas em cubos e cozinhe na água até ficarem cozidas. Bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Em outra panela, doure a cebola no óleo, frite a calabresa, jogue o caldo de batata, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe ferver. Desligue o fogo e acrescente a couve-manteiga.