PRA SE ESQUENTAR
Por: Tribuna do Paraná e Bom Gourmet
1 xícara de chá de vinho suave; 1/2 xícara de chá de água; 1/2 xícara de chá de açúcar; Rodelas de limão; 6 cravos da índia; 2 pedaços de canela em pau; raspas de gengibre; Para enfeitar: rodelas de laranja com cravos.
Junte todos os ingredientes, exceto o vinho, em um refratário e misture até dissolver o açúcar. Depois leve ao microondas por 3 minutos – cuidado na hora de retirar. Em seguida, coe tudo e adicione o vinho. Leve novamente ao microondas por 1 minuto, sirva em canecas e decore com rodelas de laranja.
2 litros de vinho tinto português; 200 gramas de açúcar; 50 ml de cachaça mineira; 50 ml de curaçao incolor; 400 ml de água; 1 litro de refrigerante incolor; 1 colher de chá de essência de baunilha; 2 unidades de canela em pau; 3 unidades de cravo; 1/2 unidade de laranja (usar apenas a casca); 1/2 unidade de limão (usar apenas a casca); 2 unidades de anis estrelado; lascas de gengibre; marshmallows para a finalização; a gosto de açúcar mascavo (opcional).
Misture todos os ingredientes em uma panela em fogo alto. Deixe ferver por 15 minutos até que as especiarias desçam para o fundo da panela. Sirva o quentão quente e finalize com marshmallows.
2 litros de vinho tinto seco (3 garrafas); 200 ml de cachaça; 1 unidade de maçã; 1 unidade de casca de laranja; 1 unidade de casca de limão; 2 unidades de canela em pau; 4 unidades de cravo-da-índia; 2 unidades de anis estrelado; 1 unidade de pera; 1 unidade de casca de bergamota; 400 gramas de açúcar; 1 unidade de gengibre (nó pequeno).
Descasque a maçã e a pera e corte em cubos. Ao tirar a casca das frutas, cuidado para não pegar a parte branca da casca, pois irá amargar o quentão. Deixe reservadas as cascas. Caramelize o açúcar com calma para não queimar. Acrescente o gengibre em rodelas, os cravos da índia, o anis estrelado e a canela e deixe cozinhar no caramelo quente por 1 a 2 minutos. Coloque as cascas de limão, laranja e bergamota, 1 litro de vinho e a cachaça tudo de uma vez.
Depois que o caramelo desgrudar do fundo, acrescente o resto do vinho e as frutas. Deixe cozinhar por pelo menos 1 hora, em fogo bem baixo, evitando ferver. Sirva aos poucos, se quiser deixe em cima do fogo (um fogão a lenha é ótimo) e vá servindo pequenas conchas, se desejar, filtre os aromáticos. O quentão vai ficando cada vez mais saboroso. Ao final, experimente comer as frutas. Rendimento: 10 porções de 220 ml cada.
2 litros de vinho tinto português; 200 gramas de açúcar; 50 ml de cachaça mineira; 50 ml de curaçao incolor; 400 ml de água; 1 litro de refrigerante incolor; 1 colher de chá de essência de baunilha; 2 unidades de canela em pau; 3 unidades de cravo; 1/2 unidade de laranja (usar apenas a casca); 1/2 unidade de limão (usar apenas a casca); 2 unidades de anis estrelado; lascas de gengibre.
Misture todos os ingredientes em uma panela em fogo alto. Deixe ferver por 15 minutos até que as especiarias desçam para o fundo da panela. Sirva quente.
2 litros de vinho tinto português; 200 gramas de açúcar; 50 ml de cachaça mineira; 50 ml de curaçao incolor; 400 ml de água; 1 litro de refrigerante incolor; 1 colher de chá de essência de baunilha; 2 unidades de canela em pau; 3 unidades de cravo; 1/2 unidade de laranja (usar apenas a casca); 1/2 unidade de limão (usar apenas a casca); 2 unidades de anis estrelado; lascas de gengibre; 10 unidades de gema para a gemada; 20 colheres de sopa de açúcar para a gemada.
Misture todos os ingredientes em uma panela em fogo alto. Deixe ferver por 15 minutos até que as especiarias desçam para o fundo da panela. Para a gemada: bata as gemas e o açúcar no liquidificador até obter um creme espesso e espumoso. Sirva o quentão quente e finalize com a gemada e uma pitada de canela em pó.