Nesta segunda-feira (11), o segundo jantar do The Next Chef, competição do Bom Gourmet, coloca frente a frente os chefs Thiago Matos e João Pedro Vieira. O desafio? Mostrar que são talentosos e convencer os clientes nas mesas do Tom Espaço Gastronômico, no Bourbon Curitiba, de que estão diante de dois talentos promissores da gastronomia curitibana.

continua após a publicidade

Se você quiser fazer parte desse corpo de jurados exigente, os ingressos estão à venda pela plataforma Zet. Restam poucos lugares.

O jantar começa a ser servido a partir das 20h. O tema proposto para esta segunda eliminatória são os quatro elementos, fogo, terra, água e ar. “Acho que vai ser desafiador”, sustenta Thiago.

+ Veja também: Tradicional restaurante de Curitiba lança Páscoa Alemã e cardápio especial

continua após a publicidade

Chef da operação do Ítalo Restaurante, da rede de supermercados Ítalo, ele se considera criativo, e entende que esse pode ser seu diferencial no segundo jantar do The Next Chef, somado a uma certa dose de ousadia. “Como os duelos são eliminatórios, a minha ideia era vir com tudo nesse primeiro jantar, porque é uma chance única, tem que impressionar e mostrar o nível de cozinheiro que você é”, afirma. “Você pode não ter outra chance”, pondera.

Atualmente no restaurante ASU, o chef João Pedro viu no tema uma forte relação com nossos ancestrais, e na maneira como precisavam encontrar na própria natureza os elementos para sua sobrevivência. “Fiquei bem animado quando recebi o tema, porque me lembrou nossos antepassados, nossos ancestrais, que tiveram que usar desses quatro elementos pra se alimentar. Eles tiveram de dominar fogo, terra, água e ar para conseguir cozinhar e para aprimorar o que a gente tem hoje”, ressalta.

continua após a publicidade

Como o tema permite possibilidades infinitas, ele acredita em uma espécie de jantar ‘alegórico’, em que tanto ele quanto Thiago terão de ser criativos para, a partir dos preparos, fazer com que os quatro elementos estejam presentes no cardápio. “Acho que tanto eu quanto o meu oponente vamos inovar bastante nas técnicas, para tentar remeter ao tema escolhido”, avalia.

“Minha abordagem é autoral, criativa e ousada”, retoma Thiago, que acredita que pode inspirar outros talentos culinários que estão fora dos holofotes. “A gastronomia é democrática, e eu quero adicionar um pouco do meu tempero nessa competição, dessa minha ousadia e inquietação, e mostrar que a gastronomia de Curitiba tem um universo de sabores e lugares ainda inexplorados”, acrescenta.

“Considero que estou bem preparado”, afirma João Pedro. “Os pratos que planejei ficaram bem interessantes, acho que vão agradar o publico. Treinei bastante, testei todos os meus pratos. Estou bem confiante em relação a eles”, conclui.

O cliente como jurado

O público é sempre o principal jurado de todo chef. É assim no dia a dia de qualquer restaurante: se o cliente gosta, volta outras vezes e indica aos amigos; se não curte, há quem não dê uma segunda chance, e ainda deixe de indicar a quem pedir sugestões de lugares para comer.

+ Leia mais: Amigos da Onça; evento reúne fãs da iguaria gastronômica de Curitiba

No The Next Chef, você pode não apenas avaliar o menu servido, mas ajudar a definir quem segue na competição. Os clientes que garantirem os ingressos vão avaliar, após o jantar, as duas entradas e os dois pratos principais servidos pelos chefs, a partir de cinco critérios. A votação é online e o resultado sai ao final da noite.

Todos os pratos são harmonizados com vinhos pensados especialmente para cada um deles. A sobremesa é assinada sempre pelo chef da casa anfitriã. Nesta segunda, a surpresa fica por conta do chef Fred, do Tom Espaço Gastronômico.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?