Começando bem!

Quer benzer seu veículo? Aproveite! Bênção dos Capuchinhos acontece nesta sexta-feira

Frei capuchinho abençoa carro na Igreja das Mercês nesta sexta: bênção vai até as 21h. Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

Os freis capuchinhos da Igreja Nossa Senhora das Mercês em Curitiba estão de plantão nesta sexta-feira (3) para a tradicional bênção dos veículos, que acontece na paróquia desde 1957. A expectativa é de que 12 mil veículos passem pela igreja na Avenida Manoel Ribas, no bairro Mercês. A bênção começou às 5h30 e vai até às 21h desta sexta Neste ano a previsão aponta que a bênção será sem chuva.

Neste ano, 55 freis do Brasil inteiro e até do exterior participam da bênção. Além dos religiosos brasileiros, freis da Argentina e Paraguai também estão abençoando os veículos. Para ter o veículo abençoado basta chegar nos arredores da Igreja dos Capuchinhos e entrar nas filas. Três equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) organizam o trânsito.

“A expectativa é chegar a 12 mil veículos abençoados. Normalmente temos média de 10 mil veículos, mas já chegamos a 14 mil”, explica o frei Rivaldo Vieira, um dos organizadores da bênção.

BÊNÇÃO DOS CAPUCHINHOS – Freis fazem a tradicional bênção de veículos na Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Curitiba. Tradicional curitibana tem 63 anos e vai até as 21h desta sexta-feira (3).

Posted by Tribuna do Paraná on Friday, January 3, 2020

O frei Rivaldo explica que a tradição começou na verdade em 1952, com a festa de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes, cuja data é comemorada em julho. “Por cinco anos a bênção foi em julho, mas em 1957 ela veio para a igreja das Mercês e para esta data para que os fiéis já comecem o ano abençoados”, explica o frei.

O aposentado Pedro Laertes, de 73 anos, não perde a bênção há 46 anos. Todo começo do ano, ele está lá com seu Fusca ano 1974. “Sou o primeiro e único dono desse Fusca”, ressalta o aposentado. “Todo começo do ano o Fusca passa aqui, desde 1974”, ressalta seu Pedro.

Outra fiel que sempre passa na igreja das Mercês é a técnica de enfermagem Gisele Cristina da Silva, de 37 anos. Antes de ela ir com os filhos abençoar o carro, o marido já havia passado na igreja. “É importante ter essa bênção pra já começar o ano com o pé direito”, enfatiza.

Quem for na bênção também pode ajudar. Voluntários estão vendendo uma oração, cujo dinheiro vai todo para a paróquia. “Essa é a primeira ação solidária que a gente sempre presta no ano”, afirma o metalúrgico Idelfonso Macedo, um dos líderes de um grupo escoteiro de Piraquara, na região metropolitana, que ajuda na venda dos panfletos com a oração.

A bênção dos Capuchinhos desta sexta-feira é para veículos e motoristas. No dia de São Francisco de Assis, festejado em 4 de outubro, a bênção dos Capuchinhos é para animais. Porém, nada impede que as famílias cheguem com seus veículos e também seus animais de estimação.

Atenção ao trânsito!

O grande movimento de veículos no local pode causar complicações no trânsito. Porém, agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) orientam os motoristas.

Bênção dos Capuchinhos em Curitiba

A bênção dos Capuchinhos acontece nesta sexta-feira (03) até às 21h, na Igreja dos Capuchinhos, na Avenida Manoel Ribas, 966, nas Mercês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna