Não tem como dizer que não viu nenhuma peça de teatro da 31ª edição do Festival de Curitiba, que acontece na capital paranaense entre os dias 29 de março e 9 de abril, por falta de oportunidade ou de dinheiro! Os espetáculos estão em cartaz em diversos palcos, praças e espaços culturais da cidade. Ao todo, são mais de 300 peças e várias delas são gratuitas.
VEJA TAMBÉM: Tesão Piá se apresenta neste fim de semana no Festival de Curitiba
Para te ajudar a garantir a diversão do fim de semana, a Tribuna do Paraná selecionou 18 apresentações gratuitas que acontecem neste sábado (1º) e domingo (2). A programação conta com espetáculos para a criançada e para quem curte comédia, drama e musicais. Confira!
Peças gratuitas do Festival de Curitiba que acontecem neste fim de semana
Sábado (1º)
Dia 14 de maio – O dia que nunca acaba
Companhia: Senhores Furtados Cia de Teatro
Dia 13 de maio de 1888 reduziu-se a uma porteira aberta, não houve reparação, nem respostas, nem amparo. Logo, o dia 14 de maio, foi um dia de dúvidas, de agressão velada, de terror e perseguição pelas forças do Estado. É sobre isso, o dia que se estende até hoje, o dia que insiste em não acabar.
Quando: Sábado (01), às 10h
Onde: Cavalo Babão (Kellers, Centro)
Meros Mortais
Companhia: Cia Teatral Pathos
A ação o movimento o gesto, a conversa o aperto de mão o carinho o beijo no rosto o beijo na boca o respeito à vida. A ação o movimento o gesto, o tapa o soco o golpe o tiro o opressor o sangue a morte.” Esse é um trecho do texto de MEROS MORTAIS, trabalho autoral e 3° espetáculo da Cia.Teatral Pathos.
Quando: Sábado (01), às 10h
Onde: Bebedouro do Largo da Ordem (Rua José Bonifácio, 33, Centro)
Pão
Companhia: Cia Sei Lá o Quê de Teatro
PÃO é um solo que conta estórias através da História. O ator Tiago Rener pretende retratar um pouco do contexto histórico do mundo e entreter o espectador com uma linguagem coloquial e o uso do teatro físico. Desde o início o ator propõe um jogo cênico com o público que também faz parte da história.
Quando: Sábado (01), às 10h30
Onde: Bondinho da XV (Travessa Oliveira Bello, 18, Centro)
Universidade Pública e Artes da Cena – Modos de Existência
Companhia: 1ª Mostra FEXO de Teatro Egresso da Unespar
De como a Universidade Pública pode ser um espaço de encontro, de debate, de pesquisa e de produção nas Artes da Cena ao mesmo tempo em que se mantém em diálogo constante e propositivo com a diversidade de experiências, vivências e desejos que emergem da comunidade discente.
Quando: Sábado (01), às 10h30
Onde: TELAB (Rua dos Funcionários, 1756, Cabral)
Um Fragmento
Companhia: Cia Teatral Pathos
O espetáculo promove uma relação intimista e direta com o público ao tratar de temas como a perda, a falta e o tempo.
Quando: Sábado (01), às 14h
Onde: Bondinho da XV (Travessa Oliveira Bello, 18, Centro)
SIM, Viver é um Presente!
Companhia: XAREALLIZ Produções Artísticas
Livinha e Xico formam a dupla musical Manaká. Recomendados pelo Jornal O Globo e apresentados pela Tv Cultura, o casal estreia o show “SIM, viver é um presente!”, que também será lançado em formato de filme no streaming e como projeto especial para educadores, ainda em 2023.
Quando: Sábado (01), às 16h
Onde: Teatro SESI Portão (R. Padre Leonardo Nunes, 180, 180, Portão)
Um Circo de Mil Mulheres
Companhia: Marina Prado Cia de Artes
Nina e Virgulina um dia surgiram no mundo. Uma pendurada pelo pé, outra de pé pendurada. Juntas partem para uma aventura em busca de respostas. Neste espetáculo de circo-teatro para crianças, compartilhamos memórias e histórias de mulheres que vieram antes de nós e reverberam em nossas vidas.
Quando: Sábado (01), às 19h
Onde: Teatro SESI Portão (R. Padre Leonardo Nunes, 180, 180, Portão)
Bixatroz
Companhia: Trava da Fronteira
O espetáculo acompanha as 35 horas de afetos e violências de uma figura que foge dos palcos para a rua e que, nela, se encontra em um espetáculo. Bixatroz é o desejo da fuga, a falta do desejo e a materialização do medo de um corpo travesti. O espetáculo é articulado por meio do teatro hip-hop e de uma escrita rimada, se aproximando das poesias de rua/slam poetry, onde na relação com a palavra tenta criar junto ao público um universo onde o corpo da Bixatroz possa existir.
Quando: Sábado (01), às 19h
Onde: TELAB (Rua dos Funcionários, 1756, Cabral)
Do Iguaçu ao Pajeú
Companhia: ENSAX Orquestra
No show “Do Iguaçú ao Pajeú”, o grupo curitibano ENSAX Orquestra propõe ao público uma viagem pelo Brasil através da música de alguns de seus grandes compositores e como o próprio nome diz, o ponto partida é cidade de Curitiba, terra de Paulo Leminski e J. da Cruz e vai até Carnaíba-PE.
Quando: Sábado (01), às 20h
Onde: Ruínas de São Francisco (Av. James Reis, Centro)
Domingo (2)
Do Samba ao Rock’n’Roll
Companhia: Grupo Rocambole de teatroYmúsica
Uma opereta para crianças que faz um passeio pelos ritmos musicais do samba ao rock n’ Roll, propondo um jogo cênico interativo onde as crianças fazem parte do espetáculo cantando, dançando e improvisando algumas cenas teatrais.
Quando: Domingo (02), às 11h
Onde: Ruínas de São Francisco (Av. James Reis, Centro)
Vagando o Auto do Imigrante
Companhia: Companhia Entre Fronteiras Teatro
VAGAMUNDO, obra polifônica construída por muitas mãos, nascida de atores migrantes para todos os públicos. Estamos falando dos trânsitos por essas terras tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão semelhantes entre si, com características comuns onde seus habitantes as ocupam e se movem em uma evolução
Quando: Domingo (02), às 11h
Onde: Praça do Museu (XV de Novembro, 2423, Centro)
Fora do Gabinete – A Escrita de Mulheridades da Cena
Companhia: 1a Mostra FEXO de Teatro Egresso da Unespar
O encontro entre jovens artistas com as professoras Ligia Souza e Sueli Araújo propõe uma reflexão sobre o fazer da escrita em sala de ensaio permeado pelas questões de identidade de gênero. A proposta é dialogar sobre o corpo que escreve e a relação com o processo criativo teatral.
Quando: Domingo (02), às 15h
Onde: TELAB (Rua dos Funcionários, 1756, Cabral)
Bell Trana D’Tall
Companhia: TEATRO BALBUINAS
Para sobreviver ao momentos de mudança existencial, Belll Trana D’Talllll apresenta números nunca antes vistos no espaço sideral cosmicômico, dum ineditismo de cair o queixo. Belll Trana D’Talllll é existência de coração de batata doce.
Quando: Domingo (02), às 16h
Onde: Praça João Cândido (São Francisco)
O Melhor Espetáculo de Hoje
Companhia: Os Barbacas
O Melhor Espetáculo de Hoje, traz vivo em seu enredo os números clássicos do circo entre palhaços. Em busca de resgatar a magia, o encanto e a ludicidade do circo, o espetáculo conta com música ao vivo, malabares, monociclo, equilíbrios e muita comicidade, arrancando risos da platéia.
Quando: Domingo (02), às 16h
Onde: Praça Santos Andrade (Centro)
Menina Mojubá
Companhia: GRUPO MOJUBÁ
Na luta pela sobrevivência dentro de uma sociedade que não trata os seus com equidade, surge uma criatura que com sua energia voraz, caminhos desafiadores e conflituosos, busca garantir não só sua sobrevivência, mas de todos que são merecedores do seu amor.
Apresentações contam com intérprete de Libras!
Quando: Domingo (02), às 16h
Onde: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco)
Ystilingando o caçador de aventuras
Companhia: Estilingue Produções
Ystilingue aventureiro e sonhador que, através de cenas comuns do seu cotidiano, encontra um mundo mágico e deslumbrante. A partir da lógica fantástica do universo do clownesco, ele torna a rotina de um acampamento em um atrapalhado, mas verdadeiro cenário de diversão, desafios e realizações.
Quando: Domingo (02), às 18h
Onde: Praça João Cândido (São Francisco)
As Confissões de Maria
Companhia: Bode Expiatório Cia de Teatro
Deixa que eu faço, deixa que eu vou! Tenho que depilar as pernas! Quero depilar as pernas? O que as mulheres estão esquecendo? O que no íntimo tem tirado sua paz? Cuidam de tudo e se perdem em si próprias. Com uma pitada de fé e humor, você acha que é possível resgatar o valor que cada uma possui?
Quando: Domingo (02), às 18h30
Onde: Praça General Osório (Praça General Osório Centro, 61, Centro)
Vidas Secas na Rua
Companhia: Clichê Multiartes
Fabiano e sua família de retirantes seguem em busca de uma moradia. Esta trajetória apresenta alguns acontecimentos conflituosos e outros nem tanto. A narrativa traz muita música, bonecos, dança e a magia do teatro de rua.
Quando: Domingo (02), às 18h30
Onde: Ruínas de São Francisco (Av. James Reis, Centro)