Arte

Paraná vai ter museu internacional em parceria com o Centro Pompidou de Paris

Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, em Paris, na França. Foto: Pixabay/pixabairis

O Brasil será o primeiro país da América Latina a estabelecer um convênio com o Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, de Paris, na França, para a construção de um museu internacional. O complexo cultural ficará em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, como anunciado na tarde desta segunda-feira (27) pelo Governo do Estado, Renault do Brasil, Itaipu Binacional e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM:

>> Água é a estrela de novo museu de Curitiba, na 1ª estação de tratamento da capital

>> Locomotivas históricas deixam de virar sucata para ser atração turística no Paraná

>> Por trás do trabalho dos Consegs: você sabe exatamente o que eles fazem?

E a boa notícia para arquitetos e urbanistas é que o projeto arquitetônico do museu será motivo de um concurso público de projeto em 2023. Ainda não se sabe em qual terreno o museu vai se instalar, mas a área será de 10 mil m².

Centro Pompidou. Foto: Pixabay/ tlessl

Uma equipe técnica do Centro Pompidou participará de rodadas de discussões com uma equipe paranaense, ainda a ser formada, sobre as necessidades e a conceitualização do espaço. Essa fase está prevista para durar dez meses. “Além do projeto do museu, é muito importante esse intercâmbio. Temos alguns artistas brasileiros expostos na França. E esse intercâmbio vai ser muito importante no futuro. O Pompidou gosta muito do Brasil e a resposta de Foz do Iguaçu sempre foi muito positiva”, afirma Marc Pottier, coordenador internacional do projeto.

Pompidou

O monstro de Paris. Esse foi o apelido do centro logo após sua construção em 1977. Quase desconhecidos na época, os arquitetos Gianfranco Franchini, Richard Rogers e Renzo Piano, hoje aclamados internacionalmente, chocaram com um projeto tecnológico que virava a construção do avesso, deixando as estruturas aparentes e o interior livre para a arte.

Centro Pompidou. Foto: Pixabay/Gerhard Bögner

O exoesqueleto feito de vidro, de tubos e cabos de aço permite identificar claramente a função de cada elemento do edifício por meio da cor. Entre as diversas instituições que abriga, o Pompidou sedia o Museu Nacional de Arte Moderna, um dos maiores museus europeus de arte moderna e contemporânea, com mais de 60 mil obras.

Hoje o Centro Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos. Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China.

Viola expulsa Luma do restaurante
Mania de Você

Viola expulsa Luma do restaurante

Clarice repreende Juliano
Garota do Momento

Clarice repreende Juliano

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna