Tradições natalinas

Natal tem árvore, presépio, presentes e luzes. Saiba o que estes símbolos significam

Os símbolos natalinos ajudam a criar uma atmosfera de expectativa pelo nascimento de Jesus. Foto: Freepik/kjpargeter

Vai chegando o Natal e as casas vão ficando mais bonitas e iluminadas. Muita gente espera ansiosa por essa festa que deixa tudo mais alegre e cheio de cores. O espírito natalino invade todos os cantos da cidade e, para quem gosta de decoração, é hora de usar a criatividade.

LEIA TAMBÉM:

>> Cinco receitas fáceis, baratas e gostosas de sobremesas para a Ceia de Natal

>> Ceia de Natal por encomenda é uma opção em Curitiba. Veja sugestões de kits prontos

>> Foto com o Papai Noel em shoppings de Curitiba: veja datas, horários e preços

Unir a tradição dos símbolos e as novidades decorativas pode ser uma tarefa muito divertida para toda a família. Com objetos mais extravagantes ou com aquelas peças mais simples, o que importa mesmo é viver bem o Natal.

De acordo com a liturgia da Igreja Católica, o momento ideal para começar a montar as decorações de Natal é o início do Advento – que significa “o que está para vir”. Neste tempo, os fiéis se preparam espiritualmente para o nascimento de Jesus e os símbolos natalinos ajudam a criar uma atmosfera de expectativa.

LEIA AINDA – Divulgada programação de eventos da temporada de verão no Litoral do PR

Significado dos símbolos do Natal

Estrela

Foto: Freepik/Gpointstudio

Simboliza a estrela de Belém que guiou os sábios de outras culturas em direção a Cristo. É um brilho de esperança e de luz que domina o céu escuro da nossa humanidade e nos convida a segui-la.

Velas

White candles lit with red flowers Free Photo
Foto: Freepik/Awesomecontent

As velas também lembram a estrela de Belém e a Luz de Cristo. No hemisfério norte, o Natal ocorre no inverno, estação em que a noite é mais longa que o dia. A vela vem solucionar esse estado de fria escuridão trazendo luz e calor.

Presentes

Pile of christmas presents over light wall on wooden table with cozy rug. christmas decorations Free Photo
Foto: Freepik/PVProductions

Os presentes lembram os presentes trazidos pelos reis-magos do oriente. O presenteado é Cristo, rei (por isso ouro), profeta (por isso mirra, representando a imortalidade) e sacerdote (por isso o incenso). Ao presentearmos nossos entes queridos, devemos nos lembrar que presenteamos o Cristo que habita em cada um de nós. Os presentes dos reis-magos foram acompanhados por uma reverência. Assim, o nosso presente para o outro é um compromisso de diminuir a realeza e orgulho que creditamos a nós mesmos e humildemente nos pormos a serviço, doando nossa vida, em um ato de amor para com aquela pessoa, e Cristo que nela habita.

O pinheiro, o verde e o vermelho

Cheerful girl holding christmas decoration and enjoying holidays Free Photo
Foto: Freepik/Aleksandarlittlewolf

As cores eram utilizadas ainda na era pagã e foram ressignificadas com o cristianismo. O verde simboliza a vida duradoura. É esse o sentido do pinheiro (ou abeto) que é símbolo da vida que resiste ao inverno rigoroso. O vermelho vem das pequenas frutas vermelhas com as folhas pontiagudas chamadas bagas (frutas) de azevinho. O nome em inglês fica muito mais charmoso: holly berry.

Bolas de Natal

Closeup of christmas decorations with bright colorful bokeh on background, christmas concept Free Photo
Foto: Freepik/Valeria Aksakova

As famosas e decoradas bolinhas de Natal também nos lembram os frutos, símbolo da vida nova e do renascimento constante. Este renascimento constante é visto no cristianismo como nossa transformação constante em Cristo e a renovação de nossas promessas batismais. Adicionalmente, o vermelho lembra o sangue de Cristo em que somos mergulhados para nascermos limpos e alvejados para uma vida nova.

Sinos

Woman holding small bell in hand Free Photo
Foto: Freepik

Os sinos batem anunciando a chegada de Cristo na noite de Natal.

Guirlanda

Guirlanda, Flores, Floral, Poinsétias, Natal, Inverno
Foto: Pixabay/Imagesbykim

O círculo lembra o amor sempiterno de Deus por nós: sem começo e sem fim. A circularidade também nos recorda da união sem interrupções da família, da comunidade e de toda a humanidade.

Presépio

Bebê, Bebê Jesus, Bethlehem, Aniversário, Filho
Foto: Pixabay/Articgoneape

É creditado a São Francisco de Assis a tradição de montar a cena do nascimento de Jesus. O presépio pode ser simples, com Jesus na manjedoura, Maria e José ao lado e de peça única, ou complexo com peças em tamanho real, ou até pessoas e animais reais encenando o acontecimento. A sagrada família nos lembra que Jesus, mesmo sendo Deus, decidiu se fazer um de nós, com simplicidade e pobreza. É tradicional ter um presépio com a manjedoura vazia que deverá ser preenchida com o Menino Jesus na noite do Natal. Isso nos ajuda a criarmos a expectativa para a chegada de Jesus.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna