Com as novas tecnologias, as crianças escrevem cada vez menos no papel. Fazer um trabalho escolar à mão já é praticamente coisa do passado. No entanto, a caligrafia traz inúmeros benefícios para as crianças, além de tirar o estresse causado pelas telas e ainda ajudar no desenvolvimento motor, fazer anotações no papel ainda é uma das melhores maneiras de assimilar um conteúdo.

continua após a publicidade

Cientistas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, descobriram através de ressonância magnética que, por meio da escrita manual, mais regiões do cérebro são ativadas e o aprendizado de formas, símbolos e até idiomas é favorecido. Escrever com lápis e papel ainda ajuda as crianças a expressar melhor seus sentimentos e ideias e ainda incentiva a criatividade.

LEIA MAIS – Alimentação balanceada e exercícios podem aumentar a imunidade e evitar doenças?

Para ajudar seu filho a melhorar a caligrafia e desfrutar de todos esses benefícios, confira as dez dicas que o site espanhol Hacer Familia selecionou para os pais:

continua após a publicidade

1 – Ensine à criança como segurar o lápis ou a caneta de maneira adequada

Caso contrário, ela sentirá que a atividade de escrever a mão é desagradável. Sente-se ao lado da criança e pratique junto com ela, mostrando que não se deve dobrar o pulso nem apertar demais os dedos.

continua após a publicidade

2 – Pratiquem juntos

Quando você for se sentar para fazer a lista de compras, convide a criança para se sentar ao seu lado e fazer uma lista de brinquedos que não usa mais e pode encaminhar para doação – ou dite a lista de compras a ela.

3 – Ofereça um ambiente adequado

Assim como para o momento da lição de casa, a prática da caligrafia também precisa de um lugar que transmita calma e em que não haja bagunça, para favorecer que a criança se concentre na tarefa. Ela também precisa estar sentada de forma a ter a postura correta.

4 – Facilite a escrita

Em vez de escrever em uma folha de papel direto sobre a mesa, coloque algumas folhas por baixo para acolchoar a escrita. É mais prazeroso escrever assim e a letra sai mais bonita.

VEJA TAMBÉM – Há uma idade limite para dar colo para nossos filhos?

5 – Diante da criança, não abuse das telas

As crianças imitam os adultos. Se você nunca escreve a mão, fica difícil que elas se sintam atraídas por essa prática. Isso não significa que você não possa usar o computador ou o celular na frente delas – é inevitável –, mas procure manter uma agenda ou um diário físico.

6 – Seja criativo

Se a criança está meio entediada com a perspectiva de escrever a mão, arranje papéis e canetas coloridos e pede que ela escreva frases de sua música, filme ou livro preferido, junto com um desenho.

7 – Tenha paciência

A habilidade na escrita leva tempo – ainda mais na era das telas. Não se desespere: a lentidão será normal. Será preciso muito tempo e muita vontade para que a criança se saia bem.