Há mais de 25 anos na estrada, a peça “Violetas na Janela” retorna a Curitiba, neste sábado (30) e domingo (1°), para curta temporada no Teatro UP Experience, a partir das 19h. Os ingressos custam a partir de R$ 50. Parte da renda obtida com a bilheteria e os alimentos doados serão destinados às ações do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia.
Violetas na Janela é mais que uma obra espírita. Lançada em 1993 pela editora Petit, a publicação, que vendeu mais de dois milhões de exemplares, tornou-se um best-seller e conquistou leitores de todo o país.
Entre eles, destaca-se a atriz Ana Rosa, que a partir da leitura decidiu levar para os palcos o livro escrito pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho e que foi ditado pelo espírito Patrícia.
+ Leia mais: Sob nova direção? Cartaz em bar premiado de Curitiba chama atenção
“Uma filha minha desencarnou às vésperas de completar 19 anos e eu ganhei de uma vizinha o livro ‘Violetas na Janela’. Outra filha estava na faculdade. O pessoal soube que ela tinha perdido a irmã e lhe deu o ‘Violetas na Janela’. Isso foi em novembro de 1995. No grupo de amigo oculto no centro espírita que a gente frequentava, o meu marido ganhou de presente o livro ‘Violetas na Janela’. Então, por três vias, ele chegou às nossas mãos”, recorda.
A partir desse contato mais que especial com a obra, Ana Rosa e o marido, o saudoso ator Guilherme Corrêa, adaptaram e dirigiram a montagem baseada no livro, que percorre o Brasil desde 1997. O sucesso prova a identificação do público com a narrativa, que explica o que é a desencarnação.
+ Veja mais: Casa tradicional de rock de Curitiba faz festival punk com mais de 60 bandas
“É um espetáculo lindo e inspirador. Gosto de deixar claro que não é nossa intenção fazer a cabeça de ninguém. A peça é baseada numa obra espírita, mas as pessoas não precisam ser espíritas para gostar do espetáculo. Eu gosto de citar os filmes ‘Ghost’ e ‘Sexto Sentido’, que são maravilhosos, e nenhum deles foi anunciado assim: “um filme espírita”. Mas eles trazem essencialmente aspectos da vida dos espíritos e da vida após a morte. Então, eu não gosto quando, nas nossas divulgações, as pessoas anunciam como peça espírita. Isso limita, parece que realmente é só para quem é espírita – e não é verdade. É um espetáculo com 14 atores no palco, atores profissionais, uma música lindíssima, uma iluminação lindíssima, o público assiste e gosta. Quem acredita só vai reafirmar o que já aprendeu ou sabe; quem não acredita ou tem curiosidade vai achar muito interessante. Não tem que ter preconceito. Quem for ver vai perceber que a peça é basicamente os ensinamentos de Jesus. Espero que todos gostem desse espetáculo”, explica a atriz.
Trajetória inspiradora
Aos 81 anos e residindo em Portugal, Ana Rosa, que é atriz, bailarina, escritora, musicista e dubladora, tornou-se uma figura conhecida de todos os brasileiros. Não por acaso, entrou para o Guinness Book por ter atuado em mais novelas do que qualquer outra atriz no mundo.
Com uma família de artistas, Ana Rosa nasceu em Promissão (SP) e apareceu na telinha em projetos nas mais diferentes emissoras, como Tupi, Record e Globo. Participou de folhetins marcantes, entre eles, “O Rei do Gado”, “Corpo Dourado”, “O Beijo do Vampiro”, “História de Amor”, “Fina Estampa” e “Caminhos do Coração”.
+ Leia também: Mega-hotel e resort será construído em cidade com só 11 mil habitantes no Paraná
No cinema, marcou presença em diversos longas: “Nosso Lar”, “Chico Xavier”, “E a Vida Continua…” e “O Signo da Cidade”. Em 2005, por conta da comemoração dos 40 anos de carreira, lançou o livro “Essa Louca TV e sua Gente Maravilhosa” (Editora Butterfly).
O Teatro UP Experience fica no campus da Universidade Positivo Ecoville – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Ecoville. Os ingressos podem ser adquiridos no Disk Ingressos.