São José dos Pinhais prorrogou a 2ª Edição do Festival do Pinhão, que está sendo realizado pela prefeitura na Rota das Colônias, tradicional roteiro turístico do Circuito Rural de Turismo do município. O Festival agora vai acontecer até 31 de julho.
LEIA TAMBÉM – Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba terá cinema ao ar livre
Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Sictur) a 2ª edição do evento movimenta os empreendimentos que participam do festival, criando também comidas típicas da região com o ingrediente principal: o pinhão.
Entre os pratos especiais e inusitados estão a lasanha de pinhão, risoto de pinhão, costela ao molho de pinhão, pierogi de pinhão, entreveiro com pinhão, língua e carneiro com pinhão e muito mais. Tem até mesmo sorvete de pinhão para sobremesa. Além dos pratos, também é possível voltar de lá com um buquê de pinhão e outras lembranças.
Apoio aos empreendedores e turismo local
O Festival é realizado em parceria da Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (Acamp). A Câmara Municipal (CMSJP) também apoia o evento. O evento também valoriza essa iguaria tão presente na rotina dos empreendedores, e que deu nome à cidade.
VIU ESSA? Algazarra, abusos sexuais, brigas e álcool: Centro Cívico não aguenta mais
Para fazer parte do Guia do Festival, cada participante com prato inscrito recebeu um Selo de participação. E 10% do valor de cada prato inscrito será utilizado para uma ação social da Acamp. O valor doado é uma maneira de incentivar a compra do prato.
Além de estimular a visitação aos empreendimentos do Circuito Rural de Turismo -visitado por viajantes de todo o país e até do exterior, e de reaquecer a economia, o Festival também promove pratos da gastronomia de São José dos Pinhais, elaborados com pinhão e apreciados pela culinária.
A Sictur disponibilizou um Mapa Digital (que pode ser acessado aqui) onde é possível ver os restaurantes participantes, endereço e contato de cada um.