Mais uma edição das Feiras Especiais de Páscoa se aproxima do fim, mas ainda dá tempo de manter a tradição e conhecer as opções de gastronomia e artesanato. Além de garantir o presente de Páscoa com a exclusividade que só o trabalho artesanal oferece.
Na Praça Osório, as mais de 60 barracas podem ser visitadas das 10h às 21h, e na Praça Santos Andrade, com suas oito barracas, das 14h às 20h, ambas até este sábado (30).
Clima agradável
Para o casal Jessica Rodrigues e Rodrigo Cesar Rodrigues, o passeio na Feirinha da Osório já é tradição, tanto para realizar compras quanto para apreciar as opções de comidas típicas. “Temos várias lembrancinhas em casa e aproveitamos para comprar presentes. Mas o principal pra mim é o x-picanha que eles fazem em uma das barracas de gastronomia”, comenta Rodrigo.
+ Veja mais: Curitiba faz tradicional Bênção dos Alimentos de Páscoa; veja onde será
Elis Domingues, que não perde uma oportunidade de conferir as novidades preparadas pelos artesãos na Osório, aproveitou para passar pela feira e garantir as embalagens temáticas para tornar a Páscoa de seus três netinhos mais especial. “Aproveitei que hoje o clima está gostoso para passear, acho muito importante vir à Feira porque também é uma forma de valorizar o artesanato local”, conta Elis.
A artesã Lucia Fuzita começou sua preparação de Páscoa para a feira ainda em janeiro e garantiu seu estoque para os dias corridos de feira. Ela produz peças para a cozinha, como panos de prato e pesos de porta, e comenta que gosta da feira também pelo clima.
+ Veja também: Costela, pernil, cupim e outros assados que desmancham no Bar do Morango
“A feira é um momento importante para nossas vendas, mas também é divertido, fazemos amizades e conhecemos pessoas novas”, diz. Lucia também comenta como a amenizada na temperatura e a aproximação do feriado aumentam as expectativas de vendas. “Estamos animados para os últimos dias porque aumenta o número de turistas na cidade e as pessoas deixam para fazer as compras mais perto do feriado”, conta a feirante.
Páscoa mais doce
Para quem quer aproveitar o feriado de Páscoa para adoçar a vida e presentear alguém especial com doces, os artesãos também estão preparados. Este é o décimo segundo ano de Paulo Somma e sua esposa Silmara como feirantes na Osório. Eles trabalham com chocolate, bolachas, pães de mel e vários produtos especiais para a Páscoa. “Todo ano trazemos produtos temáticos para aqueles que querem comprar presentes especiais, mas também vendemos doces artesanais para o consumo rápido de quem vêm passear”, conta Paulo.