Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba recebe a Expo Índia-Brasil, feira que celebra a cultura indiana e traz à cidade uma variada programação com muita arte, cultura, moda e gastronomia. O evento será realizado entre 27 de setembro e 06 de outubro no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e reúne cerca de 100 expositores da Índia, do Brasil e de outros 13 países (Turquia, Marrocos, Egito, Líbano, Nepal, Paquistão, Rússia, Senegal, Portugal, Indonésia, Peru, Colômbia e Uruguai).

continua após a publicidade

“Após quase uma década fazendo eventos para divulgar a cultura hindu, no ano passado fizemos a primeira edição da Expo Índia-Brasil em Curitiba, que teve mais de 25 mil visitantes. Para esta edição, a nossa expectativa é que pelo menos 35 mil pessoas passem pelo pavilhão de exposições ao longo dos 10 dias de programação”, destaca o promotor do evento Hussain Baba, que desde 2014 realiza feiras indianas em shoppings das maiores cidades brasileiras.

Bar do Açougueiro inaugura unidade no Bacacheri com promoções

Uma das principais atrações da Expo Índia-Brasil é a variedade de produtos típicos de várias regiões e países, muitos dos quais artesanais, com muita moda, acessórios, artigos decorativos, utilitários e mobiliários. “Na primeira edição, os itens mais procurados pelos visitantes foram os vestidos e as batas indianas, as comidas típicas e os incensos. Mas temos uma feira bastante diversificada com muitas opções para quem quer conhecer um pouco mais da cultura milenar indiana e sua força espiritual e filosófica”, destaca Hussain Baba.

Festival cultural e gastronômico

continua após a publicidade

Além da área de exposição, a Expo Índia-Brasil tem uma programação repleta de atividades culturais e gastronômicas para todos os gostos. Entre as atrações estão apresentações de dança do ventre e dança cigana do Ametista Espaço Terapêutico, mantras com Jay Vrindavana, apresentações da Krishna Natyam Escola de Dança.

A bailarina Zingara Michele Melo e o Studio Macan (trio Kalbelyia) farão uma apresentação da dança do Afeganistão e Kalbelyia Dance (dança folclórica indiana típica do Rajastão).

continua após a publicidade

+ Caçador de Boteco: Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos

E para promover uma imersão dos visitantes à cultura hindu, estão programadas aulas de yoga com cadeiras do Yoga Santa Felicidade e haverá um espaço para massagens e alongamentos com o massoterapeuta indiano Deepal Kumar. A artista Zarah também estará na feira oferecendo as pinturas com henna, prática usada em diferentes celebrações, sendo uma rica expressão das tradições culturais e simbologias espirituais.

Já o festival gastronômico trará comidas típicas da Índia e de outros países convidados ao longo de toda a programação. A grande atração ficará por conta do Masala Indian Cuisine, que trará dois chefs indianos para preparar pratos tradicionais feitos com carnes de frango e boi, vegetarianos e samosas durante a feira.

Valorização dos símbolos indianos

Como não poderia deixar de ser, a Expo Índia-Brasil também tem um espaço dedicado ao resgate da história milenar indiana. Uma das atrações é uma réplica do Taj Mahal, esculpida em homenagem a um dos monumentos mais icônicos do país e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

O Taj Mahal foi encomendado pelo imperador mongol Shan Jahan e construído entre 1632 e 1653. O monumento é um mausoléu de mármore branco com uma cúpula majestosa, cercado por um jardim paisagístico. Além dos jardins projetados, o seu complexo inclui uma mesquita, canais d’água, pavilhões e uma grande piscina refletora. Em 1983, o Taj Mahal passou a fazer parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO e até hoje atrai milhões de visitantes todos os anos, sendo uma das atrações mais populares da Índia.

Outro símbolo milenar da cultura hindu, o sari, também terá destaque na Expo Índia-Brasil, com uma exposição da tradicional peça do vestuário feminino. “Com os saris trazidos da Índia queremos demonstrar ao público toda a beleza dessa tradicional vestimenta indiana, contando a sua importância para a história, que remonta ao período de 2800-1800 a.C no noroeste da Índia”, explica Hussain Baba.

Novo shopping em bairro nobre de Curitiba confirma nome de lojas

O sari é uma peça longa de tecido com comprimento entre 5 e 9 metros. Ele é envolvido ao redor do corpo em várias camadas, e a maneira como é drapeado pode variar, sendo uma peça importante do vestuário feminino da Índia e de outros países do sul da Ásia, como Bangladesh, Paquistão, Nepal e Sri Lanka. Atualmente o sari está inserido na moda contemporânea, ganhando novos estilos que misturam os elementos tradicionais com aplicações mais modernas.

Os ingressos para a Expo Índia Brasil custam a partir de R$ 7,50 (meia-entrada). Os bilhetes podem ser adquiridos apenas na bilheteria do evento, no Centro de Eventos Positivo (Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio, no Parque Barigui. A feira será de segunda-feira a sexta-feira (14h às 21h); sábados (12h às 21h) e domingos (12h às 20h).

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!