Atenção aos sinais

Derrame cerebral ou isquemia precisa de socorro rápido. Saiba como identificar

Foto: Freepik.

Na manhã desta terça-feira (20) o prefeito de Curitiba Rafael Greca precisou ser hospitalizado após sofrer um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico). O derrame cerebral, ou isquemia, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro e pode deixar sequelas leves e passageiras, ou mais graves e incapacitantes. Em alguns casos, o AVCI pode levar a óbito.

O prefeito Rafael Greca passa por exames nesta tarde e, de acordo com a assessoria, passa bem. Seu estado é estável e o problema foi considerado “leve”.

LEIA TAMBÉM Prefeito Greca sofre isquemia e é internado às pressas em Curitiba

Para garantir que as sequelas sejam leves ou inexistentes, um teste rápido pode indicar que os sintomas apresentados pela pessoa que sofre o mal estar seriam decorrentes de um AVC. Segundo a neurologista e diretora clínica do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), Vanessa Rizelio, a família precisa estar atenta aos seguintes sinais:

Dificuldade para falar, como na pronúncia de palavras ou de a pessoa enrolar a língua;

Não conseguir levantar os dois braços ou um deles cair rapidamente;

Não conseguir sorrir de forma igual, com um lado da boca puxando para baixo;

Falta de coordenação motora com desequilíbrio na hora de tentar caminhar;

Perda de visão de um olho ou dificuldade para enxergar;

Paralisia dos membros de um lado do corpo.

“Se isso se confirmar corra o mais rápido possível em busca de atendimento”, orienta Vanessa, que complementa: “As dores de cabeça quando acontecem de forma súbita e muita intensa, acompanhadas de outro sintoma, como vômitos ou dificuldade para falar ou enxergar, é caso emergencial, não deve esperar passar por si só”, alerta.

A médica ressalta outras doenças neurológicas que necessitam de atendimento emergencial, como crises convulsivas. “Para quem faz um tratamento de epilepsia, já deve ter uma orientação, mas se nunca teve, a avaliação médica tem que ser imediata para ver se causou alguma alteração ou lesão no cérebro”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo