Com direito a show, palmas, oração e até bolo de chocolate. Assim um condomínio na Rua Carlos Dietzsch, bairro Portão, em Curitiba, vivenciou na noite de sábado (21), a apresentação de música com duração de 1h30 com um repertório escolhido pelos próprios moradores em um grupo de mensagens de WhatsApp.
Quem teve a excelente ideia foi Fábio Volpe, de 35 anos. Professor de educação física e cantor nas horas vagas, Fábio decidiu há dois dias que poderia entreter as pessoas, usando a música como instrumento de relação com a vizinhança que está fechada em seus apartamentos devido a pandemia do coronavírus. “ Há dois dias comentei com um aluno que faria isso e ele incentivou. O repertório foi feito no No grupo do condomínio e segui algumas das sugestões”, relatou Fábio.
LEIA TAMBÉM – Grupos vulneráveis exigem atenção pelo coronavírus; saiba quais
No repertório, músicas de louvor e alto astral. Claro que não poderiam faltar os clássicos da música brasileira como “Evidências” de Chitãozinho e Xororó e os gritos de Toca Raul. Também houve oração, e um coro do Pai Nosso ressoou entre todos do condomínio durante a noite.
Agenda de eventos cancelada
Fábio Volpe tinha programado na agenda alguns eventos que foram cancelados ou adiados. Para o mês de maio, tinha um casamento em que iria se apresentar. No entanto, a recompensa está vindo com o apoio da família e dos próprios amigos. “ Teve gente que nem mora aqui e mandou mensagem elogiando a atitude. O importante neste momento é dar sequência e apoiar a quem mais precisa. Estou passando para os alunos meus planos de exercício dentro de casa”, ressaltou o professor de educação física.
Para incentivar outras pessoas, o professor lançou nas redes sociais a hashtag #useseudomparaalgobom. A proposta é fazer com que as pessoas não desanimem e continuem na luta contra o coronavírus.
Bolo de chocolate
Em certo momento da apresentação, a campainha tocou. Na hora, Fábio pensou que poderia ser o síndico ou alguém pronto para reclamar. Quando abriu a porta, uma surpresa apareceu. Um bolo de chocolate na mão de um vizinho.
Guilherme Mariano, 35 anos, consultor comercial, estava emocionado com tantas canções bacanas ao redor da sua casa. “ O confinamento não é fácil e a atitude de levar um bolo para o Fábio foi uma forma de gentileza, pois ele fez um bem gigante para o condomínio. A minha filha de cinco meses acordou até com a música, mas só tenho a agradecer. Foi fantástico e tomara que tenha novamente”, desabafou o consultor comercial.
Como prevenir a contaminação por coronavírus
- Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
- Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).
Baixe o guia de prevenção para compartilhar!
Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: