O esperado “mês dos butecos” está chegando e com ele o Comida di Buteco 2023, que acontece em mais de 45 cidades brasileiras a partir de 07 de abril. A capital paranaense recebe sua 8ª edição do projeto, e dessa vez, 31 bares concorrem pelo título do melhor da cidade.
Serão 24 dias – de 07 a 30 de abril – para que os curitibanos visitem os bares participantes, provem o petisco concorrente criado especialmente para o concurso e façam a sua avaliação em quatro quesitos: atendimento, higiene, temperatura da bebida e o próprio petisco. O tira gosto leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.
+ Leia mais: Torresmofest, o festival de torresmo de Curitiba, muda de local
Ao mesmo tempo em que o público conhece os pratos e os 31 concorrentes, um grupo de jurados visita os butecos e também dá a sua nota. Esse grupo é formado por chefs, amantes da gastronomia e do bom buteco, além de influenciadores.
Ao final, a nota do público tem o peso de 50% e do júri também. É dessa média que saem os vencedores e também os desclassificados – os últimos colocados são convidados a descansar por um aninho e novos bares entram na disputa. Na última edição, o bar Schnaps foi o vencedor e dividiu o pódio com Trieste Bar e Armazém do Espetinho.
2ª etapa: O melhor boteco do Brasil
O Comida di Buteco acontece em mais de 45 cidades ao mesmo tempo, literalmente de Norte a Sul do País. Neste ano serão mais de 1000 botecos espalhados pelo País concorrendo ao título.
+ Veja também: Empresa de Curitiba salva relíquias de família e restaura lustres históricos
Após a escolha do melhor de cada cidade acontece a 2ª etapa: eleger o melhor dos melhores! Em junho, uma comissão de jurados escolhida especificadamente para essa missão vai visitar os campeões de cada cidade. Nessa etapa o público não participa dando nota. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do Brasil.
Como surgiu?
Criado no ano 2000, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor boteco da cidade e também do Brasil. Os bares que participam são escolhidos a dedo e convidados para participar. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. Esses critérios são essenciais porque o concurso tem o objetivo de ser uma plataforma de transformação social.
+ Leia mais: Você sabia? Uso de máscaras em aeroportos e aviões não é mais obrigatório
Em breve serão divulgadas a lista de bares participantes e petiscos. O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.