Neste domingo (10) a comunidade polonesa de Curitiba vai ser reunir para comemorar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Paraná. A cerimônia começa às 14 horas, no Memorial da Imigração Polonesa Bosque do Papa. Antes, às 10 horas, haverá uma Missa em Ação de Graças na Catedral Basílica, que será celebrada pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo.

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:

>> Praça da Espanha, local de encontro da galera de Curitiba, também é lar para periquitos. Saiba o motivo

>> Rua do bairro Mercês passa a ter sentido único na próxima semana

continua após a publicidade

No Memorial da Imigração Polonesa, a cerimônia começa com a apresentação das bandeiras do Brasil, da Polônia, do Paraná e de Curitiba por casais dos grupos folclóricos Szarotka e Wawel, seguida da execução dos hinos nacionais da Polônia e do Brasil, interpretados pela Orzel Orkiestra e Banda Lyra de Curitiba. Autoridades polonesas e brasileiras estarão presentes no momento em que haverá também o descerramento da placa comemorativa dos 150 anos da imigração.

Entre as atrações culturais, será aberta uma exposição nas casas de tronco que compõem o memorial, reunindo fotografias, documentos e objetos dos acervos do Museu Paranaense e do Arquivo Público do Estado do Paraná. Também serão expostos trajes típicos poloneses da coleção particular de Danuta Lisicki de Abreu. 

continua após a publicidade

A festividade encerra com uma apresentação do grupo folclórico Wawel, da Colônia Muricy, de São José dos Pinhais. O evento é uma realização da Braspol – Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil, com apoio do Consulado Geral da Polônia, da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba.

Renascer

Zinha fica brava com a presença de Mariana

No Rancho Fundo

Zefa Leonel visita o escritório de Ariosto