Escolha seu menu!

Comida japonesa, árabe, indiana e mais: os sabores do mundo no Festival Bom Gourmet

Combinado Z. Sushi, servido no Festival Bom Gourmet, uma das muitas opções de cozinha étnica desta edição. Foto: Fernando Zequinão

O Brasil é fruto de uma mistura de culturas, isso é fato. Não podia ser diferente, então, que nossa gastronomia também fosse assim. Mas algumas opções se destacam ao paladar, pelos sabores explosivos, combinações exóticas e fortes traços étnicos. As cozinhas árabe, tailandesa, indiana e japonesa são bons exemplos disso e, é claro, não poderiam faltar na 13ª edição do Festival Bom Gourmet. Conheça cada uma delas na lista abaixo.

LEIA TAMBÉM

> Massas deliciosas pra esquentar no inverno! Confira as opções do Festival Bom Gourmet

> Hard Rock Curitiba estreia temporada de stand up com Diogo Portugal e mais humoristas

Comida “engordativa” também pode ser saudável; saiba como!

Árabe

Aish Baladi Gastronomia Árabe

Aberta todos os dias da semana, para almoço e jantar, a casa oferece opções de menu tradicional e porções generosas. Os destaques são o prato vegetariano falafel com homus, acompanhado de cuscuz marroquino e cebola crocante, servido em ambas as refeições; e a kafta árabe de picanha, servida no almoço, com arroz de lentilha, cebola crocante e batatas libanesas.

Falafel com homus, acompanhado de cuscuz marroquino e cebola crocante, do Aish Baladi. Foto: Fernando Zequinão/ Fernando Zequinão

As sobremesas também chamam atenção: a coalhada com frutas vermelhas e figos silvestres; e o brownie de pistache com sorvete de creme e calda de chocolate.

BaraQuiasJockey Plaza, Juveve e ParkShoppingBarigui

Com três unidades participantes do Festival em ambas as refeições, o restaurante nasceu inspirado na tradicional receita de esfias árabes, que, por isso, ganharam destaque no menu desta edição. Elas são servidas no jantar no que a casa chama de Combinado BaraQuias, que inclui também: quatro mini kibes, dois charutos de parreira, dois charutos de repolho, três mini kaftas e kibe cru, acompanhados de pão sírio.

Combinado Baraquias. Foto: Fernando Zequinão/ Fernando Zequinão

O vegetariano do BaraQuias, opção de almoço e jantar, também merece destaque. Um beirut plant-based, feito de pão sírio integral com gergelim, zaatar e hortelã, babaganuch, tabule, homus e berinjela mediterrânea.

Tailandesa

Thai Restaurante Tailandês

Funcionando para o jantar, de segunda à sábado, o restaurante é o único especializado em gastronomia tailandesa do Festival Bom Gourmet e entrega uma explosão de sabores, da entrada à sobremesa. Os destaques são as entradas: bolinho de pescado e lula crocante, ambos preparados à moda thai e acompanhados de geleia de pimenta.

Lula crocante à moda thai com geléia de pimenta, do Thai Restaurante Tailandês. Foto: Fernando Zequinão/ Fernando Zequinão

O pescado com curry vermelho, alho poro e abacaxi com crispy de batata-doce, uma das opções de prato principal, é outro chamariz indispensável da casa.

Indiana

Swadisht Cozinha Indiana

O próprio nome, “Swadisht”, que significa saboroso, sugere o que os clientes encontram no restaurante. E a presença étnica não está apenas na comida, o ambiente, pensado para acalentar os sentidos, também remete à tradicional e milenar cultura indiana.

Butter chicken, do Swadisht Cozinha Indiana. Foto: Fernando Zequinão/Fernando Zequinão

Aberto de segunda à sábado para o jantar, o Swadisht tem como destaque os pratos principais butter chicken (cubos de frango marinados no iogurte com especiarias e cozidos em molho de tomates frescos e manteiga, acompanhados de arroz preparado com limão e especiarias indianas) e o vegetariano mutter paneer (cubos de ricota fresca e ervilhas ao molho de tomates e especiarias, acompanhados de arroz preparado com limão e especiarias indianas).

Curry Pasta Cozinha de Fusão

Uma experiência envolvente e descomplicada é a marca do Curry Pasta Cozinha de Fusão, restaurante que combina elementos das culinárias indiana e italiana em pratos que trazem sabores mais que atraentes. Um dos destaques é o curry defumado, uma das exclusividades do restaurante, que pode ser apreciado no no mignon em tiras, servido com arroz pilaf, legumes grelhados e a consagrada receita de curry da casa. Os sabores exóticos do restaurante também vão desde a entrada até às sobremesas. O menu é servido no almoço e jantar.

Mignon em tiras, servido com arroz pilaf, legumes grelhados e curry defumado, do Curry Pasta. Foto: Fernando Zequinão/Fernando Zequinão

Japonesa

Ken’eki Sushi

Estreiante nesta edição do Festival Bom Gourmet e novidade em Curitiba, o restaurante aposta em pratos cuidadosamente pensado e elaborados, trazendo o que há de melhor na gastronomia japonesa, queridinha entre os brasileiros.

Carpaccio de salmão black, do Ken’Eki Sushi. Foto: Fernando Zequinão/Fernando Zequinão

Os destaques são a entrada carpaccio de salmão black com raspas de limão-siciliano e perfume de trufas brancas, e o prato principal, combinado Ken’eki que inclui trio de niguiri, dupla de hossomaki de pepino, dupla de hossomaki de salmão, dupla de joe de salmão com trufas e cumbuca de sunomono.

Nuu Nikkei

A casa se destaca pela união das etnias japonesa e peruana, proporcionando uma experiência única para os clientes e sabores inusitados em cada garfada. O destaque do almoço é o prato principal que consiste em mignon salteado na wok com cebola-roxa, cenoura e tomate cereja, acompanhados de purê rústico de batata-salsa.

Mignon salteado, do Nuu Nikkei. Foto: Fernando Zequinão/ Fernando Zequinão

Já para o jantar, é o pescado branco grelhado com arroz cremoso de pimenta amarela peruana, shiitake, aspargo e queijo parmesão. Ficou com água na boca?

Z. Sushi Lounge Bar

A última opção ética da nossa lista, mas não menos saborosa, já foi sucesso em outras edições do Festival Bom Gourmet. Com uma atmosfera casual e descolada, o Z. Sushi oferece pratos detalhistas e deliciosos.

Gyosa de carne suína, do Z. Sushi Louge Bar Foto: Fernando Zequinão/ Fernando Zequinão

O destaque é para a belíssima entrada de gyosa de carne suína, decorada com crostata. O tradicional yakisoba de mignon é outra sugestão imperdível.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna