Curitiba tem muitos museus de diferentes temáticas espalhados pelos bairros. Alguns deles, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico, e o Museu do Holocausto, no Bom Retiro, já são figuras conhecidas na capital. Mas a cidade também tem aqueles espaços menos conhecidos e que estão esperando para serem explorados.

continua após a publicidade

Por isso, a Tribuna separou uma lista com cinco museus de Curitiba que são voltados para diferentes públicos e que também merecem atenção. Confira a lista:

LEIA TAMBÉM:

>> Bazar da Receita Federal tem eletrônicos e perfumes com preços baixos em Curitiba

continua após a publicidade

>> Reforma muda parte de atendimento de Unidade de Saúde Central de Curitiba

01 – Museu Planeta Água

Foto: divulgação.

Você sabia que a Sanepar possui um museu que traz a importância de preservar a água? Dividido em nove espaços que trazem experiências interativas, o Museu Planeta Água está localizado na Sanepar, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1760, no bairro Tarumã.

continua após a publicidade

“A museografia criativa e sensorial, proporcionada por diferentes suportes imersivos, como projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons, resulta em uma visitação ativa àqueles que mergulham nessa experiência”, informa a organização do espaço.

O espaço funciona de terça à sábado, das 10 horas às 17 horas. A última entrada para visitas é às 16 horas. Os interessados em conhecer o museu, devem fazer o agendamento pelo site.

02 – Museu Paranaense de Ciências Forenses

Foto: divulgação.

Quem gosta de desvendar mistérios e consumir conteúdos relacionados à crimes pode visitar o Museu Paranaense de Ciências Forenses, localizado na Rua Paulo Turkiewicz, 150, no bairro Tarumã.

Mantido pela Polícia Científica do Paraná, o espaço foi fundado em 1910 e era chamado de Museu do Crime. No local é possível encontrar instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.

O museu abre para visitação do público na última segunda-feira de cada mês, das 9 horas às 16 horas. A entrada é gratuita e não é necessário fazer o agendamento.

Quem também curte o tema pode visitar o Antigo Necrotério, localizado na Avenida Visconde de Guarapuava, 2652, no Centro de Curitiba. O local foi remodelado e aberto ao público no final de 2022. 

Nesse espaço, as visitas são guiadas e acontecem na última quinta-feira do mês, às 19 horas e 19h30. Os interessados devem fazer a inscrição pelo formulário disponibilizado no Instagram do Museu às 14 horas da segunda-feira anterior a visita.

03 – Museu da Arte Indígena

Foto: divulgação.

Você sabia que o Museu da Arte Indígena (MAI) é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros? Na instalação é possível conhecer mais de 1.500 peças divididas entre arte plumária, cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas e objetos utilitários.

Inaugurado em novembro de 2016, na Avenida Água Verde, 1413, o MAI abre para visitação de segunda à sexta-feira, das 10 horas às 17h30. O valor da entrada inteira custa R$ 24 e a meia-entrada é R$ 12.

04 – Museu da Vida

Foto: divulgação.

Quem tem crianças e procura uma atividade diferente para fazer com os pequenos pode colocar o Museu da Vida na lista. Instalado na Rua Jacarezinho, 1691, no bairro Mercês, o espaço é mantido pela Pastoral da Criança e também tem uma exposição especial sobre a fundadora e paranaense Zilda Arns.

No local as crianças podem brincar com água, areia e participar de outras atividades interativas. Uma das salas também explica como é o processo de gestação e nascimento de um bebê.

O Museu da Vida abre de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 horas às 18 horas. A entrada é gratuita.

05 – Museu Guido Viaro

Foto: divulgação.

Em uma construção grande no Centro de Curitiba está o Museu Guido Viaro, espaço que traz um acervo das obras do artista Ítalo-brasileiro, que viveu entre 1897 e 1971, além de uma sala dedicada ao escritor curitibano Dalton Trevisan, com livros, traduções, filmes baseados em sua obra e estudos críticos.

Além das mostras permanentes, o museu também é sede, desde 2011, do Cineclube Espoletta, que sempre aos sábados exibe filmes seguidos por debates.

O Museu Guido Viaro funciona de terça-feira à sábado, das 14 horas às 18 horas. Ele fica na Rua XV de Novembro, 1348, no Centro. A entrada é gratuita.

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!