Ponto de encontro de fãs do hip hop, a esquina da avenida Marechal Deodoro com a Rua João Negrão, na frente do Shopping Itália, vai se tornar oficialmente o “berço” do hip hop em Curitiba. Uma placa com QR Code em frente ao tradicional Shopping Itália vai marcar a celebração do movimento cultural nascido nos anos 1970 nos Estados Unidos.
Também haverá apresentação de dança, DJ’s e MC’s vão garantir o som para que os B.Boys e B.Girls (dançarinos de breaking) mostrem seu talento, além de mestres do grafitti. Vários grupos de toda a região já confirmaram presença.
O local é o preferido de aspirantes a dançarinos e também profissionais, MCs talentosos, artistas do grafite e amantes da cultura hip hop, inspirados por pioneiros como Kool Herc e Cindy Campbell, jovens curitibanos transformaram a calçada do Itália na “sua casa”.
>>> A Tribuna do Paraná já contou essa história nos Caçadores de Notícias
Por conta dessa importância histórica e cultural, o espaço receberá nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, a homenagem com a instalação da placa com a sinalização institucional feita pela Construção Nacional Hip-Hop – GT Estadual Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba, a Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Curitiba.
O QR Code levará os curiosos a um site com as informações históricas sobre a data. A ação também conta com o apoio do Shopping Itália. Neste espaço, continuamente, há mais de 30 anos, se pratica a dança coletiva em que os dançarinos se revezam no centro da roda, mostrando seus movimento
+ Leia mais: Motorista desabafa após denúncia em Curitiba. “Só quem vive ao volante sabe do sufoco”s e habilidades.
O “Itália” se tornou muito popular e sua roda é conhecida como sendo uma das mais antigas do Brasil em funcionamento, sendo assim uma importante referência para a cultura hip-hop no Paraná. “Hoje vamos colocar a placa marcando o início das obras e a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura prometeram um QR Code feito em petit pavê, calçamento clássico da cidade”, contou Sessóstris Filipe Armstrong Oliveira, B.Boy desde 1999, presidente da recém fundada Federação paranaense de Breaking.
A partir de 2024 o break passa ser um esporte olímpico, com representantes brasileiros. O hip-hop vira cinquentão nesta sexta-feira. Em 11 de agosto de 1973, o jamaicano DJ Kool Herc apresentou em Nova York uma batida que seria precursora do “breakbeat”, o que leva especialistas a estabelecer ali o marco zero do estilo.
Mais informações no perfil dos organizadores no Instagram!