O Antonina Blues Festival chega a sua sétima edição com muitas atrações musicais e atividades culturais que vão transformar a vida da cidade entre em dias 12 e 15 de outubro. Serão cerca de 40 shows e outras atividades culturais como oficinas de gaita, palestra sobre Samba & Blues e intervenções culturais para as crianças no dia 12. A expectativa é receber mais de 8 mil pessoas, tanto da região quanto de outros estados, como já vem acontecendo em edições passadas.
Entre os destaques da programação está a apresentação da banda catarinense TheHeadcutters, uma referência no Blues Brasileiro e reconhecida mundialmente por difundir o gênero Chicago Blues. Outra grande confirmação é o grupo Lucian e os Panteras, banda formada em São Paulo que fará sua estreia em palcos paranaenses. Tony Caster and The Black Mouth Dogs e Booze n’ Blues, bandas de Curitiba e São Bento do Sul, respectivamente, também são muito aguardadas pelos fãs do gênero.
LEIA TAMBÉM:
>> Ressaca em Matinhos cria ‘piscina’ em faixa de areia; imagens impressionam
>> Novo clube de Curitiba com surf em piscina de ondas já tem 70% dos títulos vendidos
As apresentações serão realizadas em diferentes pontos da cidade, como a Estação Ferroviária, a Ponta da Pita e a Feira Mar, locais turísticos e de grande importância cultural e histórica para a cidade, e também em comércios locais.
“O festival já faz parte do calendário da cidade e é aguardado não só por quem é fã de Blues. Ele é um potencializador de muitas fortalezas de Antonina, como a cultura e as belezas naturais. Sem falar na importância econômica, pois movimenta a cidade inteira. E temos expectativa de receber pessoas de outros estados, especialmente pelas bandas de fora e pela importância que o festival vem construindo. Tudo isso tem uma importância gigante para a cidade e região”, conta Marcos Peretti Maranhão, idealizador do festival.
Atrativos Naturais e Conservação
Além dos atrativos culturais, o festival tem desde sua primeira edição o intuito promover o turismo por meio dos atrativos naturais da cidade, não só pelo viés do lazer, mas também da conscientização. “Antonina tem um potencial natural enorme e o festival dá luz a isso, permitindo que mais pessoas conheçam e interajam com esses espaços. Com isso, conseguimos também sensibilizar as pessoas para a urgência da conservação”, reforça Maranhão.
Nesta edição, o Antonina Blues Festival contará com o selo da Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA), iniciativa de preservação do patrimônio natural, histórico e cultural da região da serra do mar, que é a área contínua de mata atlântica mais preservada do mundo – e onde Antonina está inserida. Ações de conscientização e preservação estão sendo planejadas com a entidade para o evento.
Sobre o Blues
O Blues teve origem no final do século XIX no sul dos Estados Unidos, onde africanos escravizados e seus descendentes começaram a desenvolver uma forma de expressão musical que retratava a realidade em que viviam. É um gênero musical caracterizado por suas letras muitas vezes melancólicas e emotivas, linhas de baixo e instrumentação de guitarra, gaita, piano e baixo.
Músicos de blues influenciaram fortemente outros gêneros musicais, como o rock e o jazz, e essas influências ainda podem ser ouvidas na música popular moderna. Entre os músicos mais famosos mundialmente estão Robert Johnson, Muddy Waters, B.B. King, Howlin’ Wolf e John Lee Hooker. O Blues continua sendo uma forma de música viva e muito influente, com festivais e músicos contemporâneos ao redor do mundo.
Confira a programação completa
12 de outubro (quinta-feira)
12h30 James Marshall Band – Estação Ferroviária
14h Houndcats – Travessa do Marinho
15h Didley Duo – Travessa do Marinho
16h Nikole Gouveia & Funckin Minds – Feira Mar
17h Felipe Ito – Ponta da Pita – Calçadão
18h Diego Nicolay (Pocket Show) – Vagante
19h Decio Caetano, Bernardo Manita, e Batera – Feira Mar
21h Mr. Blues – Feira Mar
23h Mudslide Blues – Feira Mar
24h Trio Satan – Benedito
13 de outubro (sexta-feira)
12h30 Willie Dynamite e Augusto Blues – Estação Ferroviária
14h Diego Nicolay – Travessa do Marinho
15h O Lendário Chucrobilly Man – Travessa do Marinho
16h Boogie Jump Blues Band – Feira Mar
17h Fuzzuês – Calçadão
18h30 Ícaro Chaves – Vagante
19h30 Bessie’s Duo – Feira Mar
21h Booze n’ Blues – Feira Mar
23h Lucian & Os Panteras – Feira Mar
24h Alexandre Melo e Garça FNM – Benedito
14 de outubro (sábado)
12h30 Ícaro Chaves – Estação Ferroviária
14h Hard Soul Combo – Travessa do Marinho
16h Big Moris e Johnny Larapio + Vlad – CasaVerde
17h Sonora Blues – Calçadão
17h Sangue de Limão – Ponta de Pita
18h Booze n’ Blues – Vagante
19h Blues Fellas – Feira Mar
20h15 Marrecas River Blues – Feira Mar
22h Bartenders – Feira Mar
23h The Headcutters – Feira Mar
24h Jam Session – Avenida
15 de outubro (domingo)
11h30 Dose in Blues – Beira Mar
14h GreyHound Dogs – Feira Mar
15h30 Tony Caster and Black Mouth Dogs – Feira Mar
18h Cat Storm – Ponta da Pita
19h30 Os Carusos – Ponta da Pita
21h Jam Session – Ponta da Pita
A programação de oficinas, palestra e intervenções culturais será divulgada em breve.