Litoral

32º Festival de Inverno da UFPR começa neste fim de semana em Antonina

Espetáculo teatral "Ilíada de Homero", com Letícia Sabatella. Foto: Gilson Camargo / divulgação.

O 32º Festival da UFPR de Antonina, Litoral do Paraná, começa neste fim de semana e volta a ter programação presencial este ano. Por causa da pandemia, o evento teve duas edições virtuais. A cerimônia oficial de abertura será neste domingo (17), no Theatro Municipal da cidade, a partir das 17h30. Já a partir do sábado (16) ocorre uma série de atividades artístico-culturais. O evento acontece entre os dias 16 e 23 de julho.

Segundo a organização, a abertura no domingo, às 17h30, terá o espetáculo “O Grande Circo Místico”, no qual a Orquestra Filarmônica da UFPR convida o Grupo de MPB da universidade para uma participação especial. Depois, às 21h, ainda haverá o espetáculo teatral “Ilíada de Homero”, com os atores Letícia Sabatella e Daniel Dantas.

LEIA TAMBÉM:

>> Litoral do Paraná recebe apresentações de circo gratuitas neste final de semana

>> Versão de “O Lago dos Cisnes” é apresentado pelo Balé Teatro Guaíra

No sábado, estudantes da UFPR estarão na praça central de Antonina para realizar jogos, brincadeiras e atividades de lazer com o público. Já na Estação Ferroviária da cidade, às 15h, haverá o evento Café & Prosa. Será um encontro literário com personalidades do Litoral. Lá também será aberta a exposição “Novos Caiçaras”, com obras de artistas locais.

A programação completa de espetáculos – que são gratuitos e abertos ao público – começa na quinta-feira (21), em um palco montado na Avenida do Samba. Estão previstos shows, intervenções e outras manifestações culturais. Entre os vários espetáculos, destacam-se um encontro histórico de diferentes grupos de Fandango do litoral paranaense e mestres fandangueiros, que acontece na ADEMADAN na sexta-feira (22), e o Acústico com João Triska no Clube Náutico/Slocum 88, no sábado (23). Neste último dia do Festival, está previsto para seu encerramento o encontro da “Pipoca da Jay” com o CarnaFEST, que reúne escolas de samba da cidade, em um grande baile público de carnaval, com show de fogos para iluminar o céu de Antonina.

Além dos eventos de abertura ao longo da semana, o tradicional Festival de Inverno da UFPR trará oficinas, rodas de conversa, workshops e mais de 30 atividades de formação. Segundo a UFPR, o foco do evento é “proporcionar de forma contínua ações que beneficiam a sociedade nas cidades litorâneas, estimulando o desenvolvimento sustentável da economia criativa local, a geração de trabalho e renda, a difusão da diversidade e da produção de bens culturais”.

Evento de tradição da UFPR

A professora doutora Lucia Helena Alencastro, coordenadora da área de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (PROEC) e, também, coordenadora do 32º Festival de Inverno, explica que a organização do festival começou no fim do ano passado, sem a certeza de que o evento seria presencial. “Estávamos ansiosos pela retomada, mas inseguros de que realmente conseguiríamos realizar o festival presencialmente. Todos queriam muito que desse certo, por isso a expectativa para esse ano é a melhor possível”, disse a coordenadora.

Ainda segundo a professora, o Festival de Inverno é o maior evento de tradição da universidade e tem um impacto muito positivo na comunidade. “São gerações que se criaram com o festival. Ao longo desses mais de 30 anos, muitos artistas locais descobriram seu potencial partir do evento. Movimenta a economia, movimenta a comunidade local, acadêmica e aproxima as pessoas. Ainda mais nesse momento difícil pelo qual passa a área cultura, incluindo a dificuldade financeira. Para nós, este ano, o festival é um movimento de resistência da Cultura e da Educação”, finaliza.

Mais informações e a lista com a programação completa estão no site do festival.

Viola é assaltada
Mania de Você

Viola é assaltada

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz
Garota do Momento

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna