Em 2 de dezembro será divulgada a lista de convocados para a 2ª fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo), que acontecerá nos dias 15 e 16 de dezembro. Além das questões dissertativas de Língua Portuguesa e as matérias específicas conforme o curso que o candidato aplicou, a prova possui uma redação, que compõe parte representativa da nota. 

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Neste contexto, explorar e revisar a estrutura do texto dissertativo é uma estratégia primordial. Além disso, Fernanda Ady Becker, assistente pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, explica que praticar a escrita pode ajudar tanto no momento de produzir a redação quanto no desenvolvimento das respostas da prova dissertativa. “As respostas são, de certa forma, pequenos textos que deverão estabelecer uma organização das partes e relação direta com o que foi perguntado”, destaca.

Obras literárias obrigatórias

Outro ponto importante é entender e compreender as obras literárias obrigatórias, pois essa ação fará com que o candidato se destaque na pontuação em Língua Portuguesa e possa utilizar elementos destes livros como citações em sua redação.

Fernanda Ady Becker destaca que, para isso, é importante entender a temática central de cada obra, pois poderá ser aproveitada como fundamentação ou utilizada em prol da argumentação no texto quando houver, de fato, um espaço para essa inserção.

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As obras literárias obrigatórias são:

  • Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga;
  • Quincas Borba – Machado de Assis;
  • Os Ratos – Dyonélio Machado;
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
  • A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós;
  • Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana;
  • Água Funda – Ruth Guimarães;
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
  • Dois Irmãos – Milton Hatoum.

Cuidados importantes com a redação

Faltando menos de um mês para estudar e se preparar para a redação Fuvest, é importante ser estratégico. Sendo assim, alguns pontos importantes devem ser revisados, como a estrutura básica solicitada: um texto dissertativo-argumentativo composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante praticar a elaboração de uma tese clara, definição de argumentos sólidos e bem embasados, além de treinar a capacidade de articular essas partes de modo a conferir uma unidade textual à redação.

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Fernanda Ady Becker explica que o candidato também deve praticar a produção textual com um período controlado, para assegurar que conseguirá administrar seu tempo e fazer o texto no prazo estipulado. Ademais, revisar as regras gramaticais sobre as quais ainda tem dúvida pode ajudar a evitar desvios pontuais no texto e garantir uma boa nota em Língua Portuguesa.  

É preciso que o aluno reconheça que praticou a elaboração de texto durante todo o ano (Imagem: TZIDO SUN | Shutterstock)

Lidando com a ansiedade na prova

A assistente pedagógica da plataforma Redação Nota 1000 considera que, para controlar o nervosismo, é preciso que o aluno reconheça que praticou a elaboração de texto durante todo o ano, bem como estudou as características básicas do gênero textual cobrado pela banca. Esse reconhecimento pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Outra prática importante são as técnicas de respiração, que auxiliam a reduzir a ansiedade. O foco do candidato deve ser direcionado em fazer o seu melhor no momento, sem se cobrar a perfeição, já que o mais importante é que as ideias estejam bem estruturadas e sejam coerentes.

Possíveis temas da redação

Considerando os últimos temas cobrados pela Fuvest e os acontecimentos recentes que podem suscitar discussões sociais, políticas e históricas, Fernanda Ady Becker cita três possíveis eixos temáticos que podem ser tema da redação:

  • A construção de uma identidade nacional;
  • Implicações da tecnologia nas interações sociais;
  • Sustentabilidade ambiental.

Por fim, a assistente pedagógica da plataforma Redação Nota 1000 destaca que, na redação da Fuvest, todos os eixos pedem uma discussão mais filosófica, sociológica e histórica. Para isso, é importante que o aluno esteja antenado às notícias factuais, mas também conheça estudos e falas de filósofos e sociólogos. 

Por Julia Vitorazzo