Com a chegada da época de férias, é hora de relaxar, recarregar as energias e celebrar as conquistas do ano. Trata-se do momento perfeito para desfrutar de momentos tranquilos, reconectar-se consigo e com os entes queridos. Especialistas afirmam que o cérebro passa por reorganização durante os períodos de descanso. Contudo, alguns pais se preocupam com uma possível perda de conhecimento adquirido por seus filhos ao longo do ano. 

continua após a publicidade

LEIA AINDA – Peru assado: 3 receitas deliciosas para a ceia de Natal

“É recomendado manter uma rotina de atividades com as crianças, mas sem a rigidez do período escolar. Crianças são seres em pleno desenvolvimento, então atividades que estimulem o cérebro são importantes para manter habilidades cognitivas e melhorar o desempenho da memória, atenção e raciocínio lógico”, diz o psicólogo Edson Gomes, que atua na rede Kumon. 

LEIA MAIS – Férias escolares em Curitiba! Veja dicas de programas e atividades para as crianças

continua após a publicidade

Para organizar o tempo nessas férias, o psicólogo indica que se abra espaço para as crianças expressarem a sua criatividade e socialização, com momentos de leitura, pintura, desenhos, experimentos, diversificando as formas de adquirir conhecimento, desenvolver novas habilidades e ampliar visões de mundo. 

Abaixo, veja algumas dicas de atividades que podem ajudar as crianças a manterem o cérebro ativo durante o período de férias:  

1. Jogos 

continua após a publicidade

Jogos de tabuleiro, desde os mais tradicionais, são ótimos para que se desenvolva o raciocínio lógico, a memória, percepção de espaço e visão e a interação entre crianças e adultos. 

2. Leitura 

Ler livros é um exercício ótimo para praticar a imaginação, tirando o cérebro da zona de conforto, estimulando a memória. Vale ler tudo, jornais, revistas e até outdoors

3. Visitar museus 

Visitar museus pode ser uma forma divertida de aprender história (Imagem: bearfotos | Freepik)

Ir ao museu pode ser uma experiência de viagem no tempo para a criança, em que ela pode ter uma visualização mais atrativa do que se aprende na escola. 

4. Praticar exercícios físicos

A atividade física faz bem para a saúde do corpo, mas ela também melhora a saúde mental, principalmente das crianças, desenvolvendo coordenação motora, promovendo a interação entre colegas e amigos e relaxando a mente. 

Organizando a rotina 

Em relação à rotina de estudo nas férias, ainda que flexível, Edson Gomes recomenda que se organize uma agenda para manter uma disciplina, com horários para acordar, se alimentar e realizar as atividades, reservando um tempo de pelo menos meia hora por dia para exercícios de português, matemática e/ou de alguma disciplina pela qual a criança se interesse.

Isso proporciona uma melhor fixação do conteúdo estudado durante o ano e mais facilidade na adaptação na hora de voltar às aulas, sendo possível chegar a bons resultados, mantendo o aprendizado. “Os períodos de estudo nas férias ajudam a desenvolver autodisciplina e organização, gerando hábitos saudáveis para toda a jornada educacional”, pontua. 

Por Lilian Brito 

Imagens impressionam

5 flagras de câmeras: motociclista sai ‘voando’ após batida de carro

243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.