O Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, homenageia a criação da Província do Amazonas, em 1850. Além disso, o Dia da Amazônia tem como objetivo promover reflexões sobre a maior reserva natural do mundo e a importância da preservação do meio ambiente.

continua após a publicidade

A Amazônia é um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que 98% dos brasileiros se dizem preocupados com o meio ambiente. Dentre eles, 77% estão muito preocupados, 17% se dizem mais ou menos preocupados e 4%, pouco preocupados.

Um dos caminhos para a sustentabilidade

Dentre os pontos mais importantes voltados a este tema está a energia. Uma das pautas ambientais mais discutidas é o uso de energia renovável. O acesso universal a serviços energéticos é um dos objetivos da ONU (Organizações das Nações Unidas) até 2030, e a energia solar é a principal aposta. Há cada vez mais investimentos para que a energia limpa, sobretudo a energia solar, seja utilizada em território nacional. 

continua após a publicidade

Segundo o fundador da energytech Juntos Energia, José Otávio Bustamante, a democratização do acesso à energia limpa é um assunto de grande importância. “Além de reduzir os impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas, a tecnologia de energia compartilhada promove uma redução significativa na conta de luz todos os meses, sem necessidade de instalações de placas fotovoltaicas ou taxas de adesão […]”, diz.

Outras maneiras de ajudar a preservar o planeta

A energia solar é uma das principais maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente (Imagem: anatoliy_gleb | Shutterstock)

Diante disso, se você está se perguntando como pode contribuir para a preservação do meio ambiente no dia a dia, aqui estão 7 atitudes simples que podem ajudar:

1. Considere o uso de energia solar

continua após a publicidade

Nesta modalidade, o sol é utilizado como fonte primária de geração de energia, o que ajuda a conter os impactos das mudanças climáticas e a preservar o meio ambiente. Além disso, diferente de outras fontes de energia, a energia solar é inesgotável, reduzindo os impactos na natureza. 

2. Separe o lixo 

Separar o lixo seco do lixo orgânico é uma atitude simples que todo mundo pode adotar em casa. Isso facilita a vida de quem trabalha com a coleta seletiva, e reduz os impactos dos resíduos em relação à contaminação do meio ambiente. 

3. Reaproveite

Lembre-se: quando falamos em lixo, não existe jogar “fora”, pois o “fora” é nosso planeta. Portanto, consuma com consciência e reaproveite o que for possível. Muitas vezes jogamos no lixo objetos que poderiam ser utilizados para outros fins e que podem durar muitos anos. Use a criatividade para evitar o aumento de lixo no planeta.

4. Reduza o uso de plásticos

Sabe aquela sacolinha que pegamos no supermercado para levar as compras para casa? Ela pode levar até 1.000 anos para se decompor na natureza. O plástico é um material que leva muito tempo para se decompor, e nem todo material plástico pode ser reciclado.

Por isso, quando utilizar itens feitos com esse material, prefira os que podem ser reaproveitados ou reciclados. E no dia a dia adote o uso de alternativas, como sacolas de pano ou papelão para carregar as compras. 

5. Não desperdice água

A escassez de água já é um problema real no nosso planeta. Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. Além disso, a redução do volume disponível de água pode impactar em falta de alimentos e outros desdobramentos no futuro.

Portanto, faça sua parte com atitudes simples, como reduzir o tempo de banho, reaproveitar a água da chuva e da máquina de lavar, e utilizar baldes em vez de mangueiras para lavar calçadas, veículos e quintais, são algumas das possibilidades. 

6. Opte por transporte sustentável

Sempre que possível, use transporte público, bicicleta ou caminhe, isso ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes. No entanto, se precisar utilizar o carro, tente optar por carona ou veículos elétricos.

7. Plante árvores e cuide das plantas

Plantar árvores é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as áreas verdes e a qualidade do ar, por isso, considere participar de iniciativas de reflorestamento ou plantar árvores em seu próprio jardim. Mas, caso isso não seja possível, também vale investir em plantas de interior, que ajudam a purificar o ar e trazer mais verde para o seu ambiente.

Por Letícia Carvalho

TENSO!!!

Na base do pó!! Curitiba ainda tem ruas sem asfalto, acredita??

Triste demais!

O que aconteceu com esse bichinho? Registro é impressionante!

Pra que??

Moda nas estradas é um PERIGO para você e sua família!