Do filme ‘Anatomia de uma Queda’

Cachorro Messi é sucesso no Oscar! 5 dicas para seu cão ser educado como ele

É possível educar um cachorro e torná-lo bem-comportado (Imagem: Arnold.Petersen | Shutterstock)

Se você acompanhou a premiação do Oscar neste último fim de semana, certamente a presença ilustre de Messi foi muito além do esperado. O cão da raça border collie, de sete anos, que participou do filme ‘Anatomia de uma Queda’, indicado a cinco estatuetas, se manteve pleno, sereno e atento a tudo.

No filme, ele interpreta Snoop, um cão guia muito importante para o desenvolvimento do longa. Na premiação, seu comportamento levantou uma questão de como um cachorro pode se manter tão educado em meio a câmeras e pessoas. O comportamentalista animal Wagner Brandão, comenta que esse tipo de treinamento para filmes, séries e novelas leva tempo e paciência.

VIU ESSA? Cachorros mais fofos do mundo! As 10 raças que conquistam os corações das pessoas

“É um processo que requer muitas horas porque é preciso fazer com que o animal se acostume com a presença de diversas pessoas no estúdio, além de fortes luzes e câmeras, mas nada que um bom comportamentalista não resolva. Além disso, ele precisa estar pronto para cumprir com o roteiro sem grandes erros”, afirma.

Mas em casa também é possível ter um “Messi”. “Os comandos: fica, senta e deita são os primeiros a serem ensinados, e vão muito além de ensinar o cachorro a fazer exatamente isso, mas é o começo de uma relação de dominância entre o tutor e o pet”, resume Wagner Brandão.

LEIA AINDA – Cachorro com pulgas e carrapatos? 8 dicas para evitar estes parasitas

Por isso, a seguir, o comportamentalista animal lista 5 dicas para ter um pet educado e bem treinado assim como o Messi. Veja!

1. Estabeleça uma rotina consistente

Segundo o comportamentalista, assim como os humanos, os cães prosperam com uma rotina previsível. Por isso, estabelecer horários regulares para alimentação, passeios e momentos de brincadeira ajudará seu cão a se sentir seguro e entender melhor o que é esperado dele.

Pessoa fazendo carinho em cachorro beagle
Você pode recompensar o cachorro com carinho ao obedecer a um comando (Imagem: tetiana_u | Shutterstock)

2. Use reforço positivo

Wagner Brandão explica que o reforço positivo é fundamental para o treinamento eficaz do cão. Por isso, recompense comportamentos desejados com elogios, carinho ou petiscos, e evite punições severas, pois isso pode criar ansiedade e medo no animal.

3. Pratique o exercício mental

Desafiar a mente do seu cachorro é tão importante quanto exercitar seu corpo. Por isso, jogos de inteligência, como esconder brinquedos, ou ensinar novos truques, como sentar, dar a patinha, deitar e ficar, ajudam a manter seu cão mentalmente estimulado e feliz.

4. Seja paciente e consistente

O treinamento do pet requer tempo e paciência. Sem a ajuda de um profissional comportamentalista, esse processo pode levar semanas. Por isso, seja consistente em seus comandos e expectativas, e lembre-se de que cada animal aprende em seu próprio ritmo. Celebre o progresso e não desanime com os contratempos.

5. Socialize seu cão desde cedo

Expor seu cão a diferentes ambientes, pessoas e animais desde cedo é essencial para desenvolver habilidades sociais saudáveis. A socialização adequada ajuda a evitar comportamentos indesejados, como agressão ou medo. Por isso, se o seu cachorro ainda for um filhotinho, tente socializá-lo com outras pessoas e animais, sempre reforçando o comportamento positivo, como dando atenção, petiscos e carinho quando se manter calmo e sociável em meio aos demais.

Por Alice Veloso

Queijo clássico italiano produzido em Curitiba é eleito o melhor do Brasil
Bom demais!

Queijo clássico italiano produzido em Curitiba é eleito o melhor do Brasil

Nova ala de shopping em Curitiba inaugura em novembro após mega expansão
Expectativa

Nova ala de shopping em Curitiba inaugura em novembro após mega expansão

Pitbulls atacam frequentadores, bombeiros e equipes de reportagem
Caos no Barigui

Pitbulls atacam frequentadores, bombeiros e equipes de reportagem

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.