Peixes podem ser ótimos animais de estimação, oferecendo uma alternativa tranquila e visualmente encantadora. Para aqueles que preferem manter um aquário pequeno, existem várias espécies de peixes menores. Elas não apenas se adaptam bem a esses ambientes, mas também exibem comportamentos fascinantes e interações que podem ser observadas de perto. Por isso, a seguir, confira 8 espécies de peixe para aquário pequeno! 

continua após a publicidade
O peixe tetra neon é pequeno, prateado e com listras azuis e vermelhas (Imagem: Kristiana B. Photography | Shutterstock)

1. Tetra neon

Os peixes dessa espécie são pequenos – com 5 cm de comprimento –, pacíficos e fáceis de cuidar. Eles têm o corpo prateado com listras azuis e vermelhas. Vivem em cardume, gostam de nadar em grupos e são ativos. 

Os bettas são coloridos, com longas nadadeiras e podem ser mantidos sozinhos (Imagem: gogorilla | Shutterstock)

2. Betta

Com aproximadamente 6,3 cm de comprimento, os peixes bettas, coloridos e com longas nadadeiras, podem ser mantidos sozinhos no aquário. Os machos podem ser agressivos com outros bettas, mas se mostram pacíficos com outras espécies. 

Ativos e sociáveis, os peixes-palhaços têm corpo laranja e listras brancas (Imagem: Aastels | Shutterstock)

3. Peixe-palhaço

O peixe-palhaço ganhou popularidade com o filme “Procurando Nemo”. Ele tem o corpo laranja com listras brancas, podendo medir até 11 cm de comprimento. São animais bonitos, ativos e sociáveis. Além disso, geralmente se agrupam em torno de anêmonas. 

Os lebistes são peixes pequenos e com nadadeiras coloridas. (Imagem: panpilai paipa | Shutterstock)

4. Lebiste (guppy)

continua após a publicidade

Esses peixes pequenos têm corpos alongados e nadadeiras coloridas, especialmente nos machos, que possuem caudas longas e vibrantes. Podem medir entre 5 e 7 cm de comprimento. São animais ativos e sociáveis, que se adaptam bem a aquários comunitários, convivendo pacificamente com outras espécies. 

Pequenos, robustos e com barbilhões, os coridoras ajudam a manter o aquário limpo (Imagem: My_aquarium_blog | Shutterstock)

5. Coridora

Esses são peixes pequenos, de fácil cuidado e ajudam a manter o aquário limpo. Eles têm corpo robusto e achatado, com barbilhões no queixo. É uma espécie que costuma ficar no fundo do aquário, sendo pacífica e sociável. 

Pequeno e pacífico, o peixe limpa-vidro ajuda na limpeza do tanque e prefere viver em pequenos grupos (Imagem: Anwarul Kabir Photo | Shutterstock)

6. Limpa-vidro

continua após a publicidade

O peixe limpa-vidro é pequeno e pacífico, ajudando na manutenção da limpeza do tanque. Pode medir entre 3 e 5 cm. Tem uma coloração que varia do marrom ao verde, muitas vezes com padrões de listras. É um animal de cardume, preferindo viver em pequenos grupos. 

A espécie tetra Matro Grosso prefere viver em cardume (Imagem: Joan Carles Juarez | Shutterstock)

7. Tetra Mato Grosso 

Esse é um peixe de aquário popular devido à sua vibrante coloração e comportamento ativo. Ele pode medir até 4 cm de comprimento. Como o nome diz, é originário das bacias hidrográficas da América do Sul, especialmente do Mato Grosso. Trata-se de um animal de cardume, preferindo viver em grupos de seis ou mais peixes. 

Com corpo alongado e delgado, o peixe agulhinha é prateado com reflexos metálicos (Imagem: Toxotes Hun-Gabor Horvath | Shutterstock)

8. Agulhinha 

O peixe agulhinha tem um corpo alongado e delgado, que se assemelha a uma agulha, daí seu nome popular. Ele tem uma coloração prateada com reflexos metálicos e uma mandíbula inferior proeminente que se estende para fora. Pode medir até 7 cm de comprimento. É uma espécie pacífica, mas pode exibir comportamento territorial.