Todos bem!

Chato no trabalho? Sete dicas para exercer a empatia

A empatia fortalece as relações no trabalho (Imagem: Josep Suria | Shutterstock)

A empatia no ambiente profissional se configura como a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos colegas e funcionários, criando um local mais colaborativo e harmonioso. Quando todos a demonstram, isso fortalece as relações interpessoais, melhora a comunicação, reduz conflitos e aumenta o engajamento e a produtividade.  Não seja você o colega chato no trabalho.

“Esta [a empatia] tornou-se uma qualidade essencial para os líderes em 2024, especialmente em um contexto em que as crises, o aumento do custo de vida e a inflação estão afetando diretamente a vida da população”, pontua Gisele Hedler, especialista em desenvolvimento humano e pessoal.

Dada a importância da empatia no ambiente profissional, confira como exercê-la!

1. Ouça atentamente

Preste atenção quando um profissional falar e demonstre interesse genuíno pelo assunto. Fazer perguntas e refletir sobre o que foi dito mostra que você valoriza as preocupações e opiniões dos outros.

2. Mostre compreensão

Reconheça os sentimentos e experiências de todos os colaboradores. Por exemplo, se alguém está passando por um momento difícil, expressar palavras de apoio e compreensão pode fazer uma grande diferença.

3. Ofereça ajuda

Disponibilize-se para ajudar aqueles que estão sobrecarregados ou enfrentando desafios. Isso pode envolver assumir algumas tarefas, oferecer orientação ou, simplesmente, estar presente para dar suporte emocional.

Equipe de trabalho conversando no escritório
Reconhecer o trabalho e o esforço do outro faz com que ele se sinta valorizado (Imagem: fizkes | Shutterstock)

4. Reconheça e valorize

Aprecie e reconheça os esforços e as realizações dos profissionais. Um simples “obrigado” ou “bom trabalho” pode aumentar significativamente a moral e o sentimento de valorização.

5. Seja flexível

Entenda e respeite as necessidades e as circunstâncias individuais de todos, como questões relacionadas a horários flexíveis ou ajustes no local de trabalho para acomodar algo pessoal.

6. Evite julgamentos

Aborde as situações sem preconceitos e evite tirar conclusões precipitadas sobre os comportamentos e as ações dos profissionais. Em vez disso, busque compreender o contexto e as razões por trás de certas atitudes.

7. Pratique a comunicação não violenta

Utilize uma abordagem de comunicação que prioriza a conexão emocional e o respeito mútuo, expressando suas próprias necessidades e sentimentos de maneira clara e compassiva.

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