A redação é considerada uma das etapas mais importantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Afinal, ela é a única prova que vale de 0 a 1000. Portanto, é essencial se preparar para produzir um bom texto e alcançar a nota máxima. Para te ajudar, confira as dicas de Cláudio Jubilato, especialista em vestibulares e professor de Língua Portuguesa e Redação.

continua após a publicidade

1. Escreva sobre temas de que goste e que lhe chamem a atenção

Treinar com assuntos que despertam o interesse é uma ótima maneira de desenvolver e lapidar habilidades de escrita e, assim, conseguir aplicá-las em temas que não fazem parte do cotidiano.

2. Reescreva artigos e/ou editoriais de jornais e revistas

O exercício de reescrever garante perspectivas diferentes para estruturar um texto. Sem mudar o conteúdo, é possível encontrar novos caminhos para falar sobre um mesmo assunto. Comparar os dois ao final é uma boa forma de conferir os avanços.

3. Assista a filmes e resuma-os com as suas próprias palavras

Esse é o melhor jeito de absorver o que foi entendido de um conteúdo, e pode ser feito para diversos formatos, como livros e séries.

Estudar em grupo ajuda a desenvolver habilidades de escrita (Imagem: fizkes | ShutterStock)

4. Reúna um grupo de amigos

continua após a publicidade

Cada um conta uma história divertida e, depois, cada um escreve a história de que mais gostou com as próprias palavras. Finalmente, leiam em voz alta a história para que todos a avaliem. Ler em voz alta é sempre um bom exercício.

5. Crie grupos de discussão sobre o tema “do momento”

Reúna os amigos e crie um debate sobre algum assunto do momento. Depois, redija os principais pontos. O confronto de ideias leva à formulação de uma tese própria.

6. Treine o gerenciamento de tempo

continua após a publicidade

No dia da prova, você terá tempo limitado. Por isso, pratique a escrita cronometrando para garantir que consegue completar a redação dentro do tempo disponível.

7. Busque informação

Busque ler sobre atualidades e temas sociais relevantes em sites de notícias, jornais e revistas. Isso ajuda a enriquecer seu repertório e fornece conteúdo para embasar seus argumentos.