Dia de São Pedro! Cinco orações para o santo e 1º Papa da Igreja Católica

Em 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro (Imagem: Attila JANDI | Shutterstock)

Em 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro. Ele era um pescador e se tornou um dos grandes apóstolos de Cristo. Foi encarregado de fundar a Igreja Católica, por isso, é intitulado o primeiro Papa.

Seu nome original era Simão, que significa “aquele que ouve”. Nascido em Betsaida, na Galileia, era filho de Jonas e irmão de André – que o apresentou a Jesus. Quando morava em Cafarnaum, encontrou-se com Cristo e foi convocado para se tornar um dos seus discípulos. Jesus o chamou de Cefas, que traduzido para o grego significa “Petrus” – Pedra.

Essa mudança de nome foi significativa, pois Jesus disse a ele: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mateus 16:18). Essa passagem bíblica é frequentemente interpretada como o Filho de Deus confiando a Pedro um papel especial e importante na fundação da Igreja Cristã.

Abaixo, confira algumas orações para rogar São Pedro e alcançar graças!

1. Oração poderosa a São Pedro

Gloriosíssimo São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho.

Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos.

Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Amém!

2. Oração de São Pedro das Três Chaves

São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, vosso nome era Simão, que Jesus Cristo mudou para Pedro, a fim de serdes a pedra sobre a qual o Senhor iria construir o templo da Fé. Mudando vosso nome, o Senhor vos entregou as três chaves dos segredos e dos poderes, no céu e na terra, dizendo-vos: O que desligares da terra, será desligado nos Céus.

São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a primeira chave é de ferro, abre e fecha as portas da existência terena. A segunda chave é de prata, abre e fecha as portas da sabedoria. A terceira chave é de ouro, abre e fecha as portas da vida eterna.

Com a primeira, abres a entrada para a felicidade na terra; com a segunda, abres a entrada para o pórtico da ciência espiritual; com a terceira, abres o Paraíso. Fechai, glorioso Apóstolo mártir, para mim, os caminhos do mal e abre os do bem. Desligai-me na terra para que eu esteja desligado nos Céus.

Com a vossa chave de ferro, abre as portas que se fecharem diante de mim. Com a vossa chave de prata, iluminai meu espírito, para que eu veja o bem e me afaste do mal. Com a vossa chave de ouro, abre as entradas da corte celestial, quando o Senhor for servido chamar-me.

O que desligares na terra será desligado nos Céus, o que ligares na terra será ligado nos Céus. Glorioso São Pedro, vós que sabeis de todos os segredos dos Céus e da terra, ouve meu apelo e atendei a prece que vos dirijo. Assim seja!

Após a oração, reze um Pai-Nosso.

3. Oração a São Pedro para alcançar uma graça

Pintura realista de São Pedro
São Pedro pode ajudar a alcançar uma graça (Imagem: Zvonimir Atletic | ShutterStock)

Ó glorioso São Pedro, por causa de sua vibrante e generosa fé. Sincera humildade e flamejante amor, Nosso Senhor o honrou com o singular privilégio e, em especial, a liderança de toda a Sua Igreja.

Obtenha para nós a graça de viver na fé, um sincero amor e lealdade à Igreja, aceitando a todos os seus ensinamentos e obedecendo a todos os seus preceitos.

Deixe-nos alegrar e conseguir uma paz na terra e uma eterna felicidade no Paraíso. Peço ao senhor que, em doze dias, consiga alcançar a graça desejada (dizer a graça a ser alcançada). Amém!

4. Oração para ter revelações no sonho

Meu Glorioso São Pedro Apóstolo de meu senhor Jesus Cristo, confessor da Virgem Maria. Meu glorioso São Pedro, vós quando pelo mar vermelho passaste ouviste um galo cantar uma voz por vós chamar. Pedro, Pedro, Pedro, recebe estas chaves que te enviaram. Pois, meu Glorioso São Pedro, assim como estas palavras foram ditas e ouvidas, assim eu quero que me mostres em sonhos o que desejo ver, visível e bem visível (faço o pedido do que deseja ver no sonho).

Após a oração, reze uma Salve Rainha até “nos mostrai”.

5. Oração a São Pedro para chover

Glorioso São Pedro, o senhor que é dono das chaves do céu, e senhor do tempo, rogo a ti, senhor das chaves e do tempo, que envie a bendita chuva para que o nosso campo volte a florir, para que nossas árvores voltem a frutificar, para que nossa alma possa acalmar e que em nossos rios possamos novamente navegar.

Eu tenho fé e em louvor, rezo para ti e Nosso Senhor, e a todas as almas benditas, um Pai-Nosso e duas Aves Marias.

Reze um Pai-Nosso e duas Aves Marias.

5 flagras de câmeras: motociclista sai ‘voando’ após batida de carro
Imagens impressionam

5 flagras de câmeras: motociclista sai ‘voando’ após batida de carro

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná
243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?
Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.