Variedades

5 dicas para aliviar o calor em casa sem ar-condicionado

Técnicas simples aliviam o calor sem aumentar a conta de luz (Projeto: Escritório Dantas & Passos Arquitetura | Imagem: Maura Mello)

Nos dias quentes, a busca por ambientes frescos e confortáveis se intensifica, especialmente nas grandes cidades, onde o clima seco e a falta de áreas verdes aumentam a sensação de calor. Para aliviar as altas temperaturas, muitos recorrem ao ar-condicionado, mas essa alternativa pode elevar significativamente os custos de energia, sobretudo quando a manutenção do aparelho não está em dia.

“Ficar atento à manutenção constante do equipamento não só evita que ele pare de funcionar como ajuda na sua eficiência e, consequentemente, no menor consumo de energia“, afirmam as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, à frente do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Além da manutenção, outra estratégia para diminuir a conta de luz é utilizar menos o aparelho. Mas não se preocupe, pois isso não significa passar calor. Algumas estratégias simples podem tornar os ambientes mais frescos e confortáveis, como indicam as arquitetas a seguir. Confira!

1. Utilize cores neutras na parede

Para arejar e iluminar os ambientes sem reter o calor, os tons claros devem reinar nesta estação. “Mas podemos e devemos usar cores vivas em casa, bem-vindas em objetos e acessórios que darão mais vida à decoração”, revela Danielle Dantas.

2. Opte pelo LED

Nesse período, costuma-se acender menos as luzes artificiais, já que elas aquecem o ambiente e a luz natural é muito bem aproveitada. Mas como o uso da energia elétrica em alguns momentos é essencial, vale optar pelo LED, que esquenta menos e dura mais do que as lâmpadas convencionais. “Se tiver uma luminária de teto central, que tal trocá-la por um ventilador? Ele ajudará a diminuir a temperatura e ainda cumprirá a função da luminária”, recomenda Paula Passos.

3. Invista em pisos frios

Um dos recursos mais bacanas para refrescar a casa é o uso certo do piso. Ele deve ter um material que não retenha o calor, os chamados pisos frios. “Há algumas opções interessantes, como porcelanato e mármore, que são fáceis de limpar, resistentes e absorvem menos calor”, diz Danielle Dantas.

imagem de sala de estar com parede ao fundo com revestimento de madeira e sofá cinza
Os tapetes de fibra são alternativas mais leves para o verão (Imagem: Polnon Prapanon | Shutterstock)

4. Prefira tecidos de algodão, linho e fibra para tapetes e cortinas

A dupla recomenda uma decoração leve e sem exageros! Por isso, é o momento de guardar todas as peças com tecidos peludinhos e pesados, como tapetes e cortinas. Evite também adotar materiais sintéticos, substituindo por modelos mais leves, que não esquentem tanto. Algodão e linho são ótimas alternativas, já que são tecidos naturais. “Se não quiser abrir mão de ter um tapete, escolha um modelo de fibra, mais leve e com a cara do verão”, indica Paula Passos.

Essa dica também vale para cortinas e persianas. O modelo rolô com tela solar – um tecido térmico que ajuda a filtrar raios ultravioletas – é uma boa opção para reduzir o calor do espaço, além de ser fácil de limpar e manter. Outra recomendação das profissionais é manter fechadas, durante o dia, as janelas que recebem maior incidência do sol. Isso servirá para diminuir a insolação direta e vale, se possível, recorrer à instalação de toldos retráteis. As demais janelas devem ser mantidas abertas para o ar circular. Se houver ventilação cruzada, melhor ainda, pois ela vai deixar o ambiente muito mais ventilado e refrescante.

5. Use plantas na decoração

As plantas são ótimas aliadas durante os dias quentes porque ajudam a filtrar o ar e ainda equilibram a energia do espaço. Algumas flores, por exemplo, trazem cor, tornando os dias mais alegres sem ocupar muito espaço.

Por Emilie Guimarães

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna