Levar o cachorro para passear é uma atividade importante para a vida do animal e deve ser realizada regularmente. Mais do que simplesmente ir ao banheiro, as caminhadas externas também são uma oportunidade para o pet gastar energia, além de ajudar na prevenção de doenças físicas e mentais.

continua após a publicidade

“Com a população vivendo verticalmente, sem espaço suficiente para os cães se exercitarem, o passeio se torna primordial”, explica a veterinária Caroline Moretti, sócio-fundadora e diretora-geral do Grupo Vet Popular.

Abaixo, confira 5 benefícios dos passeios para os cachorros!

1. Exercício físico

Os passeios são importantes porque ajudam a manter o cachorro com um peso saudável, fortalecem os músculos e articulações e melhoram a saúde cardiovascular. Além disso, a atividade física regular ajuda a prevenir a obesidade e doenças relacionadas como diabetes e problemas cardíacos.

continua após a publicidade

“Assim como a obesidade é um agravante para o surgimento de inúmeras doenças em humanos, ela afeta a qualidade de vida dos pets, pode causar comorbidades e não deve ser menosprezada”, alerta Walérya Mendonça, veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera.

2. Estimulação mental

Durante os passeios, os cachorros são expostos a novos cheiros, sons e visuais. Essas novidades ajudam a estimular o cérebro do animal e a evitar o tédio e comportamentos destrutivos em casa. Além disso, a atividade física e a exposição a ambientes externos ajudam a liberar hormônios do bem-estar. Isso reduz a ansiedade e o estresse, promovendo um comportamento mais calmo e relaxado.

3. Socialização

continua após a publicidade

Os passeios permitem que os cachorros interajam com outros cães e pessoas, ajudando a desenvolver habilidades sociais e a reduzir o medo e a agressividade. “Os passeios para socialização com humanos e outros animais são essenciais para a saúde mental e ocupação do tempo ocioso; em média, três vezes ao dia com intervalo de 10 a 15 minutos”, explica a veterinária Rammana Silva.

4. Treinamento de comportamento

Os passeios são uma excelente forma de reforçar o treinamento de obediência (Imagem: Hrecheniuk Oleksii | Shutterstock)

Passear é uma excelente oportunidade para reforçar e colocar em prática os treinamentos de obediência, como andar na coleira sem puxar, sentar e esperar. Além disso, também ajuda a melhorar a disciplina e comunicação entre cão e tutor.

“O adestramento é realizado não só para trabalhar problemas de comportamento, mas também para ensinar o cão como que nós, humanos, gostaríamos que ele se comportasse em diferentes situações”, afirma Camila Hermes, médica-veterinária e adestradora.

5. Sensação de rotina

Os passeios diários proporcionam uma sensação de rotina e segurança para os cachorros, contribuindo para seu bem-estar geral. A constância e a previsibilidade das caminhadas ajudam a reduzir a ansiedade e promover um comportamento mais estável e feliz.

“Deixamos os pets menos ansiosos, menos agitados, quando a rotina deles é mantida, quando o pet sabe o que vai acontecer, e suas necessidades são atendidas. Qualquer mudança em seu dia a dia aumenta a ansiedade e, assim, ele fica mais agitado”, explica a veterinária Caroline Moretti.

Povo unido!

População não quer o corte de 237 árvores em Curitiba. E agora?

Conhece?

Loja com armas e itens esportivos faz 80 anos em Curitiba

Top 10!

Quais são os bairros de Curitiba com maior valorização de imóveis??


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.