Empreender é mais que abrir um negócio, é assumir o desafio de criar soluções, gerar valor e transformar realidades. Para muitos, tal jornada começa com certa ideia inovadora, mas o sucesso exige planejamento, resiliência e uma boa dose de coragem.

continua após a publicidade

Nesse cenário, contudo, um grande obstáculo para os empreendedores de primeira viagem é o investimento inicial no produto ou serviço com o qual desejam trabalhar. Pensando nisso, separamos 5 áreas em que é possível começar com um valor baixo. Veja a seguir!

1. Delivery de comida

Com o aumento da demanda por conveniência, empreender no setor de delivery de comida é uma excelente opção. Começar pequeno, oferecendo pratos específicos (como marmitas saudáveis ou sobremesas artesanais), costuma atrair um público fiel. O investimento inicial pode ser baixo, focado em ingredientes e embalagens, além do uso de plataformas de entrega para alcançar clientes sem precisar de um ponto físico.

2. Marketing digital

Com o crescimento das empresas on-line, há grande demanda por serviços de marketing digital. Se você tem habilidades em redes sociais, SEO ou criação de conteúdo, pode começar como freelancer, oferecendo consultoria ou gestão de campanhas. A estrutura necessária é simples, muitas vezes envolvendo apenas computador, internet e ferramentas certas para monitoramento e criação de estratégias digitais.

3. Artesanato e produtos personalizados

continua após a publicidade

A criação de produtos artesanais ou personalizados, como bijuterias, roupas ou itens de decoração, é um mercado com baixo custo de entrada. Existe a possibilidade de comprar materiais básicos em pequenas quantidades, e as vendas podem ser realizadas via plataformas on-line ou redes sociais. A personalização e o apelo manual garantem um diferencial competitivo sem necessidade de grandes investimentos.

Além disso, para uma boa colocação no mercado de artesanatos e produtos personalizados, é muito importante que haja pesquisa, como ir a feiras artesanais na intenção de verificar os objetos que mais atraem o público. “Outra boa escolha são os muitos cursos que estão disponíveis no mercado”, sugere Sandra Monice, artesã e artista plástica.

4. Revenda de produtos on-line

Revenda de produtos em marketplaces permite que empreendedores iniciem o próprio negócio sem a necessidade de manter estoque (Imagem: Gorodenkoff | Shutterstock)
continua após a publicidade

Com a revenda de produtos em marketplaces, você pode empreender sem precisar de estoque próprio. Basta encontrar bons fornecedores e criar uma loja virtual para vender produtos que atendam a nichos específicos. O investimento inicial é direcionado para a criação da loja on-line e o marketing digital, tornando o modelo de negócio acessível financeiramente.

5. Serviços de beleza

Oferecer serviços como manicure, maquiadora ou cabeleireira a domicílio exige pouco investimento inicial, apenas em materiais e ferramentas específicas. Com o aumento da busca por atendimento personalizado e prático, esse tipo de atuação pode gerar uma clientela regular. Divulgar os serviços pelas redes sociais e por indicação é uma maneira eficaz de começar sem precisar de um salão físico.

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!