Notícias

3 dicas para limpar o sofá corretamente

Manter o sofá limpo ajuda a prevenir doenças respiratórias (Imagem: Wasan Tita | Shutterstock)

O sofá é um lugar confortável para descansar após um dia de trabalho e um espaço acolhedor para reunir-se com a família e amigos. Porém, devido ao uso frequente, ele acumula sujeira e microrganismos prejudiciais à saúde. Nesse sentido, a limpeza regular não apenas prolonga a vida útil do móvel, mas também ajuda a prevenir alergias e problemas respiratórios.

“Ao longo do tempo, estofados como sofás e poltronas, acumulam poeira, sujidades e ácaros. A limpeza regular desses móveis ajuda a reduzir a presença desses elementos, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na casa e fazem uso do estofado, especialmente se forem pessoas alérgicas”, reforça José Previero, especialista em tecidos da OMO Lavanderia.

Para a higienização de sofás e poltronas, é imprescindível escolher o método de limpeza e utilizar produtos adequados para o tipo de tecido do estofado. Alguns modelos, por exemplo, exigem métodos específicos, a fim de evitar danos na estrutura. 

Por isso, a seguir, José Previero dá algumas dicas para você limpar o sofá adequadamente!

1. Aspiração regular

O aspirador de pó é um grande aliado quando o assunto é higienização de estofados. Isso porque ele ajuda a remover a poeira, migalhas e detritos que ficam soltos no tecido, evitando que as partículas de sujeira se acumulem. 

Mulher com uma camisa azul clara de luvas de limpeza, passando uma escova de limpeza branca e cerdas azuis e espirrando produto de limpeza em um sofá cinza-claro
Você pode utilizar uma escova para ajudar na limpeza do sofá (Imagem: Gstockstudio | Shutterstock)

2. Uso de produtos adequados

Diferentes tecidos necessitam de diferentes cuidados. Sendo assim, é preciso atenção na hora de higienizar estofados e poltronas, até mesmo para não desgastar o tecido do móvel. Após entender qual produto é o mais indicado, é chegado o momento de escovar o tecido com cerdas macias para soltar a sujeira e garantir a ação do produto no tecido. Após esse processo, é necessário remover o excesso de umidade e a secagem do estofado.

3. Limpeza profissional

Apesar da aspiração e dos cuidados caseiros ajudarem a manter o sofá limpo, a limpeza profissional é indispensável pelo menos a cada 6 meses. Somente ela é capaz de fazer uma higienização mais detalhada e profunda do estofado.

“Esses são apenas alguns dos cuidados que podem ajudar a preservar a peça decorativa das salas de estar. Além disso, outro ponto que merece atenção é a questão da exposição ao sol. Móveis que ficam expostos de forma recorrente ao sol estão sujeitos ao desbotamento. Por isso, outra dica importante, além da parte de higienização, é evitar que sofás e poltronas recebam sol diariamente, pois isso pode interferir na tonalidade da peça”, finaliza José Previero. 

Por Gabriela Porto Alegre 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna