O yoga tem se tornado cada vez mais popular, atraindo um número crescente de adeptos. Isso se deve aos inúmeros benefícios que o método oferece para a saúde física e mental. No entanto, muitas pessoas ainda têm receio de iniciar na prática por achar que ela só é indicada para um biotipo específico. Todavia, de acordo com a professora de yoga, especialista no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, qualquer pode se aventurar.

continua após a publicidade

“O yoga pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero ou condição de saúde. É uma prática universal, ao contrário do que muita gente acha. Ela é muito simples e pode ser incluída até mesmo em rotinas muito corridas”, ressalta.

Por isso, abaixo, a profissional lista 10 dicas importantes para iniciantes na prática de yoga!

1. Tenha orientação

Ter a ajuda de um instrutor qualificado garante que você execute as posturas corretamente, evitando lesões e recebendo todos os benefícios da prática. Esses profissionais ajustam a prática às suas necessidades individuais, ajudam a entender a técnica correta de respiração e oferecem suporte em cada etapa.

2. Entenda o seu corpo

continua após a publicidade

Cada corpo é diferente do outro, cada pessoa tem limites distintos e eles devem ser respeitados durante a prática. É importante sentir a tensão e usar o estresse articular positivo a seu favor, mas também é preciso ter consciência corporal para saber até onde pode ir durante os exercícios.

3. Tenha os equipamentos adequados

Ter instrumentos sofisticados e de alto padrão não é fundamental para a prática de yoga. Muitos deles podem, inclusive, ser adaptados para práticas em casa, por exemplo. Todavia, ter um tapete adequado, fitas, travesseiros e alguns suportes ajudam em posturas mais específicas.

4. Yoga não é só posturas

continua após a publicidade

É comum que iniciantes acreditem que o yoga é apenas realizar posturas, mas não é verdade. Ele possui uma enorme gama de práticas que podem ajudar bastante a sua saúde integral, como meditações e técnicas respiratórias – vale a pena explorar também.

O yoga deve ser praticado com regularidade (Imagem: LTim | Shutterstock)

5. Tenha regularidade

De nada adianta praticar yoga uma vez ao ano. É preciso ter regularidade na prática e sempre que possível incluí-la na sua rotina, pois é ao longo prazo que se sente os maiores benefícios do método.

6. Tenha atenção à respiração

O ritmo da respiração dita o ritmo do seu corpo. Por isso, é importante ter uma atenção especial ao controle respiratório durante a prática de yoga. Respire profundamente e de forma controlada para ajudar na concentração e relaxamento.

7. Use roupas confortáveis

O yoga trabalha bastante o corpo e a sua mobilidade, ou seja, não faz sentido escolher uma roupa que reduza os movimentos. Por isso, evite roupas desconfortáveis.

8. Tenha foco

A prática do yoga deve ser um momento de você consigo mesmo. Por isso, evite dispersões, ansiedade ou focar em preocupações. É importante focar nas sensações, nas articulações e no seu corpo.

9. Pratique yoga durante todo o dia

O ideal não é reduzir o yoga a apenas os horários de aula, pois é uma prática que deve te acompanhar no seu dia a dia. Existem posições que podem ser feitas sentadas, deitadas, antes de dormir, em intervalos do trabalho, para despertar etc. Inclua o yoga na sua rotina!

10. Use o estresse a seu favor

O estresse articular é muitas vezes visto como negativo, mas, na verdade, pode ser usado para trazer benefícios, o chamado ‘estresse positivo’, que desafia, dentro dos seus limites, as articulações e a mobilidade.