Um substitutivo geral foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o objetivo de reorganizar as doenças identificáveis pelo teste do pezinho ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto inclui especificamente a adrenoleucodistrofia (ALD), permitindo um tratamento mais rápido e adequado por meio de transplante de medula. 

continua após a publicidade

Batizada de Lei Heitor e Henry, a proposta estabelece etapas anuais para a ampliação das doenças triadas no teste do pezinho. A relação constaria em anexo ao Código de Saúde de Curitiba. De acordo com os autores da matéria, o texto busca aprimorar e reorganizar as doenças identificadas pelo teste do pezinho, com a inclusão específica da adrenoleucodistrofia, cujo teste já está disponível na cidade de São Paulo, por exemplo com substitutivo geral. 

+ Leia mais: Cartão-postal de Curitiba, Rua do Outono está pronta para cliques

“Esta detecção permite intervenções eficazes e menos custosas, resultando em economias significativas para os cofres públicos. A detecção e o tratamento precoce de doenças raras, como a ALD, podem prevenir sequelas irreversíveis e garantir qualidade de vida para as crianças e para os adultos envolvidos, especialmente as mães”, diz a justificativa do substitutivo. “A proposta reafirma o direito fundamental à saúde e o princípio da dignidade humana, reforçando a importância de uma política de saúde pública que priorize a triagem neonatal e o tratamento precoce”, acrescenta o texto. 

continua após a publicidade

Veja a importância da boa alimentação para pacientes com diabetes

O projeto de lei é de Amália Tortato (Novo) e tem a coautoria de Osias Moraes (PRTB), Alexandre Leprevost (União), Indiara Barbosa (Novo), Dalton Borba (Solidariedade), Mauro Bobato (PP), Rodrigo Reis (PL), Noemia Rocha (MDB) e Nori Seto (PP). A proposição concluiu a análise das comissões temáticas e já pode ser incluída na ordem do dia, para a votação em primeiro turno. 

O que são os substitutivos gerais? 

continua após a publicidade

Substitutivos gerais são emendas ao projeto original que, em vez de fazerem correções pontuais, atualizam por completo a proposta. Em razão disso, quando são levados ao plenário, têm prioridade na votação e, se forem aprovados, os substitutivos gerais passam a ser lei, prejudicando a votação do texto original. Eles podem ser apresentados a qualquer tempo durante a tramitação do projeto, sem que isso signifique o reinício da discussão nas comissões temáticas.

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!