A contagem regressiva para o verão aumenta a busca por um estilo de vida mais saudável e um corpo mais definido, mas muitas pessoas se esquecem de checar o coração antes de começar qualquer atividade física. Mas isso é mesmo importante?
Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, fazer um check up antes de se exercitar é um ato de sensatez. “Embora nem todas as academias e centro de treinamento exijam atestado médico, realizar exames para verificar a saúde do coração é uma precaução, já que o check up indica se o órgão tem condições para realizar esforços”, conta o especialista.
Quando treinamos, as células musculares do coração necessitam de uma maior quantidade de sangue e oxigênio, o que causa o aumento da frequência cardíaca. Antes de submeter o coração a esses esforços regulares causados pela atividade física, é melhor ter certeza de que o órgão será beneficiado com o exercício, e não prejudicado.
Como praticar exercícios de forma segura?
Existem vários exames que podem ser pedidos pelo médico, os mais comuns para a preparação física são o teste ergométrico e ecocardiograma.
“O teste ergométrico avaliará as condições cardiológicas durante o esforço, onde acompanhamos as frequências cardíacas e a pressão arterial antes e depois do paciente caminhar pela a esteira. Já no ecocardiograma, é feito um ultrassom do coração, assim conseguimos imagens do órgão. No check up, além de exames que medem o colesterol e a glicemia, é comum realizarmos hemograma completo”, conta o cirurgião.
Essa bateria de exames é a melhor maneira de identificar qualquer irregularidade no coração. Após a liberação médica, o paciente é autorizado a praticar qualquer tipo de atividade física.
Treinar faz bem ao coração
A atividade física é a principal indicação quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares: além de reduzir o colesterol, as chances de desenvolver o diabetes e a hipertensão, praticar exercícios físicos aumenta a qualidade de vida.
“Para sair do sedentarismo, toda a atividade física é recomendada. Desde que seja realizada com frequência e dentro dos limites físicos de cada um, qualquer exercício ajuda a proteger o coração. Faça um check up, previna-se!”, finaliza o cirurgião.