De olho na hidratação

Onda forte de calor requer atenção especial para os idosos, que sofrem mais

Foto: Freepik

Quando as ondas de calor chegam, boa parte da população busca recursos para se proteger e cuidar do corpo. E mesmo com toda a cautela, quem mais sofre com as altas temperaturas são os idosos. Com alterações naturais ocasionadas pela idade, a atenção deve ser redobrada na hora de ajudar esse público a se refrescar.

De acordo com o cardiologista Luiz Antônio Bettini, professor de Medicina da Universidade Positivo, a percepção de calor após determinada idade fica alterada, o corpo desidrata, não ocorre a sudorese e a temperatura corporal pode aumentar. “Idosos perdem, com o tempo, a adaptação ao calor devido a alterações dos pontos térmicos do corpo e, com isso, não percebem as grandes variações térmicas”, explica.

LEIA TAMBÉM:

>> Veja como transformar seu ventilador em ar condicionado gastando quase nada

>> Projeto de Lei quer integrar bicicletas e ônibus por melhor mobilidade em Curitiba

Além disso, o corpo passa a regular o estímulo da sede e também da necessidade de urinar de forma desregulada, o que causa um risco maior de desidratação. “Com o passar dos anos, o sistema nervoso central diminui ou deixa de enviar para o corpo os estímulos nervosos responsáveis pela sensação de sede e pelo controle da urina, isso faz com que os idosos bebam pouca água e urinem com bastante frequência, podendo desidratar-se sem sentir”, conta Bettini.

Idosos que sofrem com doenças como diabetes e hipertensão também precisam ficar atentos. Nos quadros de hipertensão, muitas vezes, a medicação pode influenciar no volume diurético, aumentando ainda mais a perda de líquidos. “Os idosos que sofrem de tais doenças devem procurar seus médicos nesta época do ano para remanejar o tratamento. Não dá para ingerir as mesmas doses de diuréticos e insulina que usam durante o resto do ano”, explica Bettini.

O médico Luiz Antônio Bettini dá algumas dicas para aproveitar o calor sem prejudicar a saúde:

Beba grande quantidade de água durante todo o dia, mesmo sem sede;

Procure abrigo em lugares cobertos ou em áreas que possuam ar condicionado;

Vista-se com roupas leves e de cor clara;

Evite atividades físicas e ao ar livre na parte mais quente do dia (entre 10h e 16h);

Use protetor solar, chapéu ou boné ao sair no sol;

Evite ingerir cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para a desidratação;

Se sentir cansaço, náuseas, tonturas, ou desenvolver dores de cabeça, saia imediatamente do sol, procurando abrigar-se numa sombra, local arejado e beba água.

Viola expulsa Luma do restaurante
Mania de Você

Viola expulsa Luma do restaurante

Clarice repreende Juliano
Garota do Momento

Clarice repreende Juliano

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna