Investigação

Ômicron representa 92% dos casos de Covid no Brasil, indica levantamento

Teste para diagnosticar a covid-19. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A variante ômicron já representa 92,6% dos testes positivos para detecção de Covid no Brasil, indica levantamento feito por laboratórios do país divulgado nesta quinta-feira (06). Na versão anterior do mesmo estudo, lançado em 29 de dezembro, a cepa aparecida com predominância de 31,7%.

O novo trabalho, realizado no período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, foi coordenado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular.

LEIA TAMBÉM:

>> Brasil tem primeira morte confirmada pela variante ômicron do coronavírus

>> Curitiba soma mais de mil novos casos ativos de covid-19 em apenas um dia

A investigação envolveu mais de 2.400 testes RT-PCR especiais feitos nas duas redes de laboratórios. Constatou-se assim que 337 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Dentre esses, 312 (92,6%) eram de infecções causadas pela nova variante.

Segundo o ITpS, no intervalo de dias do levantamento, a cepa foi encontrada em 80 municípios de oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

A ômicron foi sequenciada inicialmente na África do Sul em novembro deste ano. Dados preliminares indicam que ela é mais transmissível que outras variantes, como a delta, embora não desenvolva quadros graves em muitos dos infectados.

Nesta quinta (06), Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), afirmou que embora “a ômicron pareça ser menos severa do que a delta, isso não quer dizer que ela deve ser classificada como leve. Assim como nas variantes anteriores, a ômicron está causando hospitalizações e mortes”.

Um boletim da organização também lançado nesta quinta indicou um aumento de 100% de casos de Covid entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 02 de janeiro de 2022 em comparação com a semana anterior. Grande parte deles foram registrados nos Estados Unidos, Argentina e Canadá.

No caso do Brasil, dados desta terça (04) do consórcio de veículo de imprensa já mostram que a média móvel de casos chegou agora a 9.874, crescimento de 223% em relação aos dados de duas semanas atrás.

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá
Mania de Você

Viola chega a Portugal para encontrar Rudá

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó
Rancho Fundo

Seu Tico Leonel ameaça Sabá Bodó

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna