Desde 2017, a primeira semana de junho é marcada como a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. Nesse período, a Secretaria de Estado da Saúde tem promovido a divulgação de materiais a respeito do tema, como o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos. Também reforça esse alerta com as Regionais de Saúde e os 399 municípios.

continua após a publicidade

+ Leia mais: “Explode” número de amostras de coronavírus encontradas no esgoto de Curitiba

As quedas são um problema comum e podem ser causadas por inúmeros fatores, que vão desde condições médicas, ligadas ao estado de saúde do idoso, até fatores externos, como dificuldades propiciadas pelo ambiente, pisos escorregadios, encerados, molhados, ausência de corrimão, entre outros fatores.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, considera importante a visibilidade trazida ao tema durante a semana. “O Paraná tem dedicado grande atenção na promoção da saúde da população idosa e esse é um momento para aumentar a conscientização acerca de cuidados e medidas de prevenção. Muitas das vezes, os acidentes domésticos podem facilmente ser evitados, com adequação de locais, fixação de tapetes ou calçados adequados”, reforçou.

continua após a publicidade

+ Veja mais: Curitiba entra em alerta após chuva intensa e continua nas últimas 24 horas

Produzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Governo do Estado, o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos é uma das ferramentas para ajudar nessa divulgação. Ele tem como finalidade auxiliar idosos, familiares e cuidadores para diminuir o risco de acidentes.

continua após a publicidade

Veja o manual a seguir!


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.