Ter uma rotina regrada, se alimentar bem, praticar atividade física, dormir direito, são chaves para uma vida saudável. Mas enquanto o corpo está aparentemente bem, as pessoas tendem a descuidar da saúde. Aí mora o perigo: você pode estar suscetível à hipertensão. É uma doença silenciosa e que não tem cura, apenas controle. O dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Fica o alerta! Não é preciso ser hipertenso para monitorar a pressão arterial. Postos de saúde e farmácias, por exemplo, tem equipamentos para aferir a pressão e ajudar no controle.
Mas afinal, o que é hipertensão? É quando os vasos sanguíneos se contraem, tornando a passagem do sangue mais difícil. Com isto, o coração precisa de mais força para bombear o sangue pelo corpo. Conforme o cardiologista Luiz Antônio Fruet Bettini, professor do curso de Medicina da Universidade Positivo, uma pessoa que tem a pressão normal está na casa de 12 x 8 mmHg. Acima disto, é considerado um pré-hipertenso. A partir de 14 x 9, o paciente é hipertenso e pode ser necessário o uso de medicamentos.
O que acontece
A hipertensão pode acarretar problemas graves, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e o infarto. Em 80% dos derrames, a hipertensão é a causa. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil por causa de doenças cardiovasculares. Cerca de 35% da população brasileira é hipertensa.
Causas
Na grande maioria dos pacientes, não é possível detectar o que causou a hipertensão. Sabe-se apenas que alguns maus hábitos deixam a pessoa predisposta à doença, como alimentação ruim, sedentarismo, stress, ansiedade, noites mal dormidas, alcoolismo, tabagismo e obesidade. A hipertensão é uma das doenças mais ‘democráticas’, pois não escolhe sexo, classe social ou etnia e, na maioria dos casos, não tem sintomas. Outro dado alarmante é que 5% da população infantil mundial é hipertensa, em decorrência da obesidade (estímulo ao consumo de produtos industrializados e fast foods) e do sedentarismo (muitas horas em frente à TV, ao videogame e o celular).
Stress
Muitas vezes, as pessoas levam uma vida saudável, seguem a risca os cuidados preventivos com a saúde mas lidam constantemente com o stress no trabalho, por exemplo. Isso também é um fator para gerar a hipertensão. Segundo o cardiologista, estudos mostram o aumento da pressão arterial enquanto estas pessoas (com trabalhos altamente estressantes) estão no trabalho.
Os mandamentos da vida saudável
– Não seja sedentário – a atividade física faz os vasos sanguíneos relaxarem e dilatarem.
– Reduza o sal – ele aumenta a pressão arterial. Recomenda-se no máximo uma colher de chá (5 gramas) por pessoa, por dia.
– Cuide do peso – a obesidade aumenta a produção de insulina plasmática, hormônio que favorece absorção de sódio pelos rins.
– Não beba em excesso, não fume – ambos os vícios aumentam a pressão arterial.
– Alimente-se bem – coma verduras, legumes, frutas e cereais.
– Evite estresse – procure relaxar. Respiração e meditação ajudam. Também evite a ansiedade, levando uma vida mais planejada.
– Durma e não ronque! – o organismo precisa de 7 a 8 horas de sono por dia para estabilizar a produção de hormônios. O ronco pode indicar algo errado com o corpo.