Contágio simultâneo

Flurona é gripe com coronavírus; como saber se estou duplamente infectado?

Foto: Freepik.

O contágio simultâneo pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pelo vírus Influenza, conhecido como “flurona”, passaram a ser identificados também no Brasil. Segundo o Portal G1, ao menos três estados brasileiros apresentam casos da infecção dupla: São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Flurona é uma designação definida a partir dos termos “flu” (gripe, em inglês) e “rona” (de coronavírus).

Os casos de flurona foram detectados pela primeira vez nos Estados Unidos (EUA), durante o primeiro ano da pandemia de covid-19.

LEIA TAMBÉM:

>> Paraná em surto ou epidemia de gripe após explosão de casos? Sesa responde!

>> Pacientes com sintomas respiratórios lotam UPAs de Curitiba e secretaria reestrutura atendimento

A circulação dos vírus Influenza e SARS-CoV-2 é preocupante e de alto risco para a população, especialmente os cidadãos mais vulneráveis, já que as duas doenças afetam o sistema respiratório superior, alertaram especialistas.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ômicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, foi notificada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram registradas infecções em pelo menos 110 países.

Como saber se eu estou com Flurona?

Os sintomas das duas infecções podem ser semelhantes e inicialmente confundidos. No entanto, alguns sinais podem ajudar a identificar. Para confirmar a dupla infecção, é necessário fazer os testes para covid-19 e Influenza.

Sintomas da influenza

Febre alta, calafrios, dores no corpo, tosse, dor de garganta, intenso mal-estar, perda de apetite, coriza, congestão nasal (nariz entupido) e irritação nos olhos.

Sintomas da covid-19

A variante ômicron apresenta sintomas como dor de garganta, dor no corpo – principalmente na região da lombar, congestão nasal (nariz entupido), problemas estomacais e diarreia.

Já a variante delta e gama, ainda predominantes, possuem como sintomas a perda de olfato, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga muscular, febre e tosse.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna