Nesta quarta-feira (24), na Boca Maldita, Rua XV, em Curitiba, integrantes da Associação Mãos de Mães de pessoas com Esquizofrenia (AMME) estarão das 9h às 17h de plantão parar esclarecer dúvidas e orientar a todos os interessados em saber um pouco mais sobre a doença na semana de conscientização e dia internacional da pessoa com esquizofrenia.

continua após a publicidade

Esquizofrenia. É um dos principais transtornos mentais, que acomete até 1% da população, normalmente se iniciando entre os 15 e os 35 anos de idade. Caracteriza-se por uma grave desestruturação psíquica, perdendo a capacidade de associar seus sentimentos e emoções com seus pensamentos e ações, o que pode causar crenças irreais, percepções falsas do ambiente e condutas que revelam a perda do senso crítico da realidade.

O transtorno pode resultar em dificuldades sociais, seja no trabalho ou relacionamento, e tendem a prejudicar a capacidade produtiva da pessoa. Infelizmente, a esquizofrenia ainda não tem cura, mas com o tratamento adequado e continuado a pessoa poderá voltar a viver uma vida “normal”.

A AMME visa auxiliar os familiares e cuidadores no trato do transtorno, uma vez que acabam ficando abalados e adoecendo psicologicamente sem ter o devido apoio e amparo diante da patologia. A entidade afirma que busca dentro do seu projeto de funcionamento atender os cuidadores e familiares amparando no âmbito terapêutico, psicológico e jurídico, além de ter um grupo de mães no whatsapp com trocas de informações e apoio emocional.

O que??

Que absurdo é esse?? Carne de Onça e Barreado entre as piores comidas??

Fã “carne e unha” realiza sonho ao encontrar Fábio Jr. em Curitiba

Pesquisa aponta Ratinho Jr como favorito à presidência em 2026; Quem são os outros?

continua após a publicidade