Nesta quarta-feira (24), na Boca Maldita, Rua XV, em Curitiba, integrantes da Associação Mãos de Mães de pessoas com Esquizofrenia (AMME) estarão das 9h às 17h de plantão parar esclarecer dúvidas e orientar a todos os interessados em saber um pouco mais sobre a doença na semana de conscientização e dia internacional da pessoa com esquizofrenia.

continua após a publicidade

Esquizofrenia. É um dos principais transtornos mentais, que acomete até 1% da população, normalmente se iniciando entre os 15 e os 35 anos de idade. Caracteriza-se por uma grave desestruturação psíquica, perdendo a capacidade de associar seus sentimentos e emoções com seus pensamentos e ações, o que pode causar crenças irreais, percepções falsas do ambiente e condutas que revelam a perda do senso crítico da realidade.

O transtorno pode resultar em dificuldades sociais, seja no trabalho ou relacionamento, e tendem a prejudicar a capacidade produtiva da pessoa. Infelizmente, a esquizofrenia ainda não tem cura, mas com o tratamento adequado e continuado a pessoa poderá voltar a viver uma vida “normal”.

A AMME visa auxiliar os familiares e cuidadores no trato do transtorno, uma vez que acabam ficando abalados e adoecendo psicologicamente sem ter o devido apoio e amparo diante da patologia. A entidade afirma que busca dentro do seu projeto de funcionamento atender os cuidadores e familiares amparando no âmbito terapêutico, psicológico e jurídico, além de ter um grupo de mães no whatsapp com trocas de informações e apoio emocional.

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!

continua após a publicidade