Pouco mais de um mês depois de proibir a venda de qualquer tipo de pomada modeladora de cabelos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a venda de 930 produtos do tipo. A Anvisa garantiu que o uso delas não compromete a saúde dos usuários. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (20), mas outros 1500 produtos permanecem irregulares e proibidos. As pomadas são utilizadas em salões de beleza especializados em trançar, modelar ou fixar cabelos.

continua após a publicidade

A proibição começou pela marca Cassu Braids, depois que o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro comunicou uma série de eventos adversos relacionados ao uso da pomada. Foram registrados casos de queimaduras nos olhos, devido a uma intoxicação por um dos componentes do produto. Em alguns casos, clientes chegaram à cegueira temporária. Na esteira, todas as outras marcas também foram proibidas em todo o Brasil como medida preventiva para evitar novos acidentes.

LEIA TAMBÉM:

>> Tocha das Olimpíadas de 2016 vai a leilão em Curitiba por 10% do valor de mercado

continua após a publicidade

>> Curitiba tem atrações gratuitas nos Faróis do Saber em março; confira a programação

Em contato com os olhos, o componente químico Ceteareth-20 pode provocar queimaduras na córnea. É isso que aponta a investigação realizada por técnicos Anvisa. O risco de complicação era maior em caso de contato com água ou até mesmo com o suor. As marcas que seguem proibidas mostram concentração acima de 20% da substância causadora das irritações. Foram analisados cerca de 2500 produtos, sendo que 630 tiveram a autorização de venda cancelada.

Caçador de Boteco!

Bar em bairro de Curitiba bomba e coloca região na rota dos botecos!

Orla de patrão!

Que tal esse visual? Praia famosa do Paraná terá cara nova!

Descubra!

Bairro nobre de Curitiba terá novo shopping com lojas confirmadas!

continua após a publicidade