X-4 tem nova fuga frustrada

Mais uma tentativa de fuga foi frustrada na cadeia da delegacia do Alto Maracanã, no final da manhã de ontem. Os presos serraram as grades e aguardavam a entrega das marmitas do almoço para render o plantonista e ganhar as ruas. Só que foram contidos por policiais militares e do Centro de Operação Policial Especial (Cope). Sete detentos foram transferidos, no início da tarde de ontem, para a delegacia de Fazenda Rio Grande.

Esta foi a 13.ª tentativa de fuga nos últimos dois meses. No sábado, os detentos do cubículo X-4, tentaram executar um plano, que também foi abortado. Às 6h30 chamaram o plantão para avisar que um deles estava passando mal. Pediram para que fosse retirado imediatamente do xadrez. Devido a superlotação da cadeia – que tem capacidade para 16 mas abriga 88 detentos -, os plantonistas se recusaram a abrir as grades.

Por volta das 9h30, os presos ameaçaram se rebelar. Os plantonistas solicitaram apoio da Polícia Militar e entraram no xadrez. O detento que estava com dores no ouvido foi levado ao Posto de Saúde e, após medicado, retornou para a carceragem. "Acredito que eles pretendiam render o plantonista naquele momento", salientou o superintendente da DP do Alto Maracanã, Valdir Bicudo.

Madrugada

Na madrugada de ontem os detentos serraram as grades dos cubículos X-4 e X-2. Assim que a cozinheira avisou que iria entregar as marmitas, por volta do meio-dia, os presos saíram das celas e se abaixaram, próximo a porta de ferro que dá acesso ao solário. Precavido, antes de abrir o xadrez, o plantonista olhou por um orifício, semelhante a um "olho mágico" e viu os presos amontoados, aguardando para rendê-lo. Ele então solicitou apoio do Cope e da PM. Todos os detentos foram retirados das celas sem roupas e levados para o solário. A cadeia foi revistada e os policiais encontraram uma pequena serra, usada para arrebentar as grades. O restante da serra havia sido jogada no "boi" (espécie de vaso sanitário).

No início da tarde, foram removidos para a cadeia de Fazenda Rio Grande os detentos: Clederson José Blazios (preso por porte ilegal de arma); Tiago Oliveira Freitas (roubo); Diego Mário da Rosa, conhecido como "Vermelho" (roubo); Eli Paulo Ferreira (tráfico de drogas);  Márcio Sagais dos Santos (roubo, seqüestro e falsa identidade), e João Everson Simião (latrocínio).

Mesmo com a remoção, a cadeia do Alto Maracanã continua com excesso de presos, abrigando 81 detentos. A situação da delegacia de Fazenda Rio Grande, para onde os presos foram removidos, também não é das melhores. Ontem, havia 41 detentos no xadrez e a capacidade é para 23. O número não é tão alto porque no domingo anterior foram arrebatados 31 detentos daquela carceragem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo