Vítimas de tortura estão sob proteção de programa federal

Sérgio Amorin da Silva Filho, 22 anos, Paulo Henrique Camargo Cunha, 25, e Adriano Batista, 23 e Ezequiel Batista, 22, foram incluídos no Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (Pro-Vita), do Ministério da Justiça. Eles devem ser mandados para fora do estado, a um local sigiloso, onde serão assistidos por uma entidade não governamental.

<Noticias Relacionadas>

A assistência que os protegidos tem direito pode ir desde a ajuda financeira para sobrevirem, até atendimento médico e psicológico, benefícios que podem se estender a familiares que convivem diretamente com eles e também estão sob ameaça. De acordo com a lei 9.807/99, qu regulamenta o programa, os protegidos podem, inclusive, ter seus nomes alterados por completo enquanto estão assistidos. A lei prevê proteção de até dois anos, podendo este período ser prorrogado, conforme a situação dos assistidos, se ainda continuam em risco ou não.

Acompanhamento

A Ordem dos Advogados  do Brasil – seção Paraná (OAB-PR), que intermediou o pedido de inclusão no Pro-Vita, disse ontem em nota que continuará acompanhando as investigações do homicídio de Tayná Adriane da Silva e da tortura praticada contra os quatro. O caso continuará sendo observado pelos advogados José Carlos Cal Garcia Filho (Comissão de Defesa dos Direitos Humanos), Priscilla Placha Sá (Comissão da Advocacia Criminal) e Edward Rocha de Carvalho (Comissão de Prerrogativas), designados pela OAB-PR.

Mais de 50 foram ouvidos

O inquérito que apura a morte de Tayná Adriane da Silva, no fim do mês passado, em Colombo, já tem bastante material produzido. Nesta nova investigação, que foi refeita desde o início, mais de 50 pessoas já foram ouvidas e várias provas foram coletadas. Apesar disto, afirmou o delegado Guilherme Rangel, que preside o inquérito, ainda não há uma linha de investigação ou suspeito definido. Rangel preferiu não dar detalhes das investigações, que correm sob sigilo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna