Cinco pessoas, dentre elas uma mulher, foram presas no sábado passado, por policiais de Colombo, acusadas de envolvimento com a receptação de carros roubados. Cláudio Roberto Pires, 30 anos; Neusa Lúcia Perin, 35; Leocádio Rodrigues da Silva, 71; e os irmãos Jair de Oliveira Silva, 33 e José Aparecido da Silva, 34, foram apanhados em flagrante dentro de uma oficina, na Rua Huxley, Jardim Campo Alto, de posse de três veículos roubados e com placas "frias", os chamados carros dublê. Um outro integrante da quadrilha conseguiu fugir. Todos negam envolvimento com o roubo ou receptação de veículos.
A descoberta da quadrilha só foi possível devido a persistência de uma vítima em localizar o seu carro, que havia sido roubado. Ela passou em frente à oficina, no sábado à noite, e identificou o seu Golf estacionado no local, apesar de estar com a placa trocada. As polícias Militar e Civil foram acionadas e montaram um cerco à oficina. De acordo com o superintendente Job de Freitas, da delegacia de Alto Maracanã, apenas um rapaz conhecido como Eliseu – natural de Navegantes (SC) – e que seria namorado de Neusa, conseguiu escapar da polícia.
Os irmãos Silva, proprietários da oficina, disseram no interrogatório não ter conhecimento que os carros (Golf, Brava e Focus) eram roubados. Afirmaram apenas que os carros estavam lá para serem consertados. Os outros detidos também alegaram inocência.
Segundo o policial, os veículos estavam preparados para serem levados a Foz do Iguaçu e, posteriormente, atravessados para o Paraguai. Lá seriam vendidos por uma quantia equivalente a 1,5 e 2 mil dólares. O Focus, inclusive, estava com uma placa "fria" de Foz do Iguaçu, ABT-9191.
Todos os detidos foram autuados por receptação e formação de quadrilha. Cláudio é foragido da própria delegacia de Alto Maracanã e respondia pelo crime de seqüestro e extorsão. Leocádio tem antecedente por roubo de veículos, conforme informou a polícia. Os homens permanecerão reclusos na delegacia de Alto Maracanã enquanto a mulher será transferida para Quatro Barras.