A violência em Curitiba e região metropolitana, que cresce a cada ano, aumentou também nos primeiros meses de 2010. Com base no mapa do crime do jornal Tribuna do Paraná e do Paraná Online, de janeiro a março, 593 pessoas foram assassinadas, 18% a mais que no último trimestre do ano passado. Só na capital, foram 270 mortes. São José dos Pinhais, com 56, e Colombo, com 55, lideraram a violência entre os municípios vizinhos.

continua após a publicidade

Na terça-feira, os índices da violência divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) revelam que a quantidade de assassinatos em Curitiba e região metropolitana cresceu 36,5% nos últimos três anos. Somente em 2009, foram 1.523 homicídios dolosos registrados na capital e nos municípios vizinhos.

Discrepâncias

No entanto, os números da Sesp, não traduzem a totalidade da violência. Os dados referentes ao último trimestre de 2009 são de 431 homicídios dolosos. Já pelo levantamento feito pela Tribuna, baseado em suas próprias reportagens e em acompanhamentos nas delegacias, 502 pessoas foram assassinadas no mesmo período, 16,5% a mais que o índice oficial.

Para a Tribuna do Paraná e o Paraná Online, os casos de lesão corporal seguida de morte, latrocínio e confronto com a polícia também entram nas estatísticas de violência. Por outro lado, esses crimes são tipificados de maneira diferente pela Sesp.

continua após a publicidade

Por exemplo, um comerciante morto num assalto (latrocínio) é considerado crime contra o patrimônio. Ou seja, nas estatísticas de violência, une-se aos roubos e aos furtos. A divulgação dos índices de criminalidade é importante para que a população saiba como está sua segurança no Paraná.