A disputa por um caixa de atendimento preferencial de uma lotérica terminou com uma idosa de 66 anos agredida, num shopping do Parolin. A vítima levou um empurrão de um cliente da lotérica e não deixou por menos. Ela registrou boletim de ocorrência no 2.º Distrito Policial. O agressor já foi identificado pelas imagens de segurança do estabelecimento.

continua após a publicidade

As cenas mostram o homem, alto, forte e careca aguardando na longa fila de braços cruzados. Quando está quase chegando na vez de ele ser atendido, a idosa se posiciona em frente ao guichê preferencial para idosos. A funcionária chama o próximo, os dois se dirigem ao caixa e começam a disputar o atendimento. Num certo momento, o homem começa a gritar e dá um safanão na mulher, que responde com um tapa. As cenas mostram ainda que os dois continuam discutindo por algum tempo.

“Ele deve ter pensando que a mulher não seria idosa e que não teria atendimento preferencial e que ela deveria ficar na fila como todo mundo”, disse o delegado Robson Barreto, do 2º DP. “O crime foi caracterizado como vias de fato, de menor potencial ofensivo, um degrau a menos que a lesão corporal”, explicou. A polícia já tem o nome do agressor estressado, que deverá ser intimado a comparecer à delegacia no início da semana que vem. Ele deverá assinar um termo circunstanciado e o caso será levado ao Juizado Especial Criminal. “Pela compleição física, ele também aparenta ser idoso, mas não justifica a atitude que tomou”, comentou.

De acordo com o artigo 96 do Estatuto do Idoso, a pena é de seis meses a um ano de multa por discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade.

continua após a publicidade

Assista o flagrante da agressão.